Destaque

Paranaenses podem destinar parte do IR para ajudar crianças e adolescentes

doacao_ir_3
SEDEF-PR
A destinação de parte do imposto devido ao Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná (FIA/PR) possibilita o financiamento de projetos sociais voltados à proteção e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes

Os contribuintes paranaenses que precisam declarar o Imposto de Renda podem transformar sua obrigatoriedade fiscal em uma ação solidária. A destinação de parte do imposto devido ao Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná (FIA/PR) possibilita o financiamento de projetos sociais voltados à proteção e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a Receita Federal, cerca de 3.067.881 declarações são esperadas no Paraná. Os contribuintes que optam pelo modelo completo da declaração podem destinar até 6% do imposto devido ao FIA durante o ano ou 3% diretamente na declaração. Para empresas tributadas pelo lucro real, a porcentagem de destinação pode chegar a 1%. Essa contribuição não gera custos adicionais, pois o valor é abatido do imposto a pagar ou somado à restituição.

Apoio essencial a organizações sociais

O FIA/PR é um fundo público que financia ações voltadas ao bem-estar infantil e juvenil, como programas de acolhimento institucional, projetos educativos e iniciativas de combate ao trabalho infantil. Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, os recursos são essenciais para a manutenção de organizações da sociedade civil. “Esses valores destinados ao FIA beneficiam milhares de crianças atendidas por OSCs. Podemos chegar a valores muito altos e transformar vidas”, destacou.

Para ampliar o alcance das doações, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) firmou um termo de cooperação com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e o Ministério Público do Paraná (MP-PR). O objetivo é promover campanhas de conscientização para incentivar contribuintes e empresas a destinarem parte do imposto ao fundo.

“Há anos incentivamos os contadores a orientarem seus clientes sobre a possibilidade de destinação ao FIA. Essa ação faz parte de um amplo programa de incentivo à cidadania fiscal, conduzido no Paraná pela Comissão CRCPR Voluntário”, afirmou Everson Breda Carlin, presidente do CRCPR.

Como destinar parte do IR ao FIA/PR

Os contribuintes interessados em destinar parte do Imposto de Renda ao FIA/PR devem seguir os seguintes passos:

  1. Acessar a aba “Doações Diretamente na Declaração” no programa da Receita Federal;
  2. Selecionar o Estado do Paraná e indicar o valor desejado, respeitando o limite de 3% do imposto devido;
  3. Gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e efetuar o pagamento até o prazo final da declaração, que segue até 31 de maio;
  4. Informar o pagamento no sistema da Receita Federal para garantir o abatimento do imposto devido.

Contribuintes que têm direito à restituição também podem destinar parte do imposto ao FIA/PR. Neste caso, o valor doado é somado à restituição.

A iniciativa representa uma oportunidade de exercer a solidariedade de maneira simples e eficaz, beneficiando diretamente crianças e adolescentes em situação de risco no Paraná.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Google News

Google News

PG Masterplan

Jogador do América-MG é preso em flagrante por injúria racial contra atleta do Operário Família leva susto e prejuízo com veículo em chamas em PG Preso suspeito de matar homem encontrado na Estrada do Alagados Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) PCPR indicia suspeito de matar dois caminhoneiros em PG Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu Veículo tomba após ser atingido por outro em PG