Quarenta micro e pequenas empresas de Ponta Grossa e região participaram de uma rodada de negócios promovida pela Fundação Bunge e pelo Sebrae/PR. Realizada na Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, na última quarta-feira (13), a ação reuniu potenciais fornecedores locais e dez compradores da Bunge, criando um ambiente favorável para novas parcerias comerciais.
O coordenador de Projetos Sociais da Fundação Bunge, Jorge Alberto Fernandes, explica que a iniciativa faz parte do Projeto Economia da Gente, que valoriza o diálogo e a transparência, promove o contato de empreendedores com a empresa e reforça o compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atua.
“O Sebrae é fundamental em todo o processo, especialmente na prospecção de pequenos negócios. Já a Fundação Bunge realiza um trabalho de diagnóstico interno, identificando áreas com maior potencial de compras para a empresa. Os negócios participantes foram selecionados em segmentos estratégicos, como manutenção de áreas técnicas, controladoria e recursos humanos, entre outros”, detalha Fernandes.
O coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, ressalta que a ação integra o Programa de Conexões Empresariais, promovendo a abertura de mercado para fornecedores locais.
“A iniciativa traz três grandes benefícios: a chance de pequenos negócios se tornarem fornecedores da Bunge, a oportunidade para a multinacional reforçar seu compromisso social com empresas da região e o fortalecimento das micro e pequenas empresas na cadeia de suprimentos”, comenta Moura.
Uma das participantes da rodada foi a empresária Sônia Goldhardt, proprietária há 15 anos de uma empresa de uniformes profissionais, instalada em Ponta Grossa. Ela, que também participou da primeira edição da rodada, conta que já fornece produtos para a Bunge há 10 anos.
“Eu integro o catálogo de fornecedores da multinacional e acredito que a iniciativa é importante para gerar novas conexões e oportunidades”, comenta.
O empresário Amarildo Princival, proprietário de uma empresa de Tecnologia da Informação, conta que participou da rodada com a expectativa de oferecer serviços para a Bunge.
“Foi uma experiência excelente, com muita organização com os horários agendados, com os compradores previamente selecionados, gerando uma dinâmica e aproveitamento positivos. Tenho certeza de que bons negócios serão gerados e tenho interesse em participar em outras oportunidades”, diz.
Sobre o Projeto Economia da Gente
O Projeto Economia da Gente apoia o desenvolvimento socioeconômico de regiões onde a Bunge possui operações, por meio do incentivo à micro e pequenas empresas para expansão de seus negócios. Para isso, além da promoção de rodadas de negócios, promove formações para empreendedores sobre práticas de gestão, governança, atenção ambiental e responsabilidade social; e apoio à transformação digital e abertura de novos canais de vendas, expandindo o mercado de atuação para pequenos negócios da região.
Leia também:
Inova Summit reúne lideranças da região para debater a inovação na gestão das empresas