Tradição que começou em 1983 será retomada, depois de três anos de interrupção por conta da pandemia. Neste ano, peregrinação terá novo trajeto pelo perímetro urbano de Ponta Grossa.
Depois de três anos de interrupção, por conta da pandemia de Covid-19, a Paróquia Bom Jesus voltará a realizar a tradição Caminhada da Penitência, na Sexta-Feira Santa, em Ponta Grossa. Neste ano, em sua 37ª edição, a caminhada será realizada em trajeto menor, de 5,5 quilômetros, pelo perímetro urbano.
O início, como de costume, será às 6h30, em frente à Paróquia Bom Jesus, na Rua Teixeira Mendes, 1604, em Uvaranas. O destino será a Capela Imaculado Coração de Maria, no Jardim Paraíso.
Para os participantes, o objetivo do percurso é lembrar o sofrimento de Jesus Cristo no caminho até o Calvário, através de orações, cânticos religiosos e sacrifícios.
Os organizadores da caminhada reforçam que, neste ano, cada participante será responsável pelo seu meio de transporte de retorno. Não serão disponibilizados ônibus, como acontecia no passado.
Histórico:
A primeira Caminhada da Penitência da Paróquia Bom Jesus foi realizada em 1983, através da iniciativa do grupo Jovens Vida. Com o tempo, o evento foi ganhando notoriedade, tornou-se uma tradição na cidade e a participação das pessoas foi ficando cada vez mais intensa.
Até 2019, o percurso de 16 quilômetros seguia até a Capela Santa Bárbara, na Fazenda Pitangui, encerrando com uma encenação da Paixão de Cristo. Para a volta, com ajuda de algumas empresas de transporte da cidade, a paróquia fornecia meio de transporte para o retorno dos penitentes.
Nos três últimos anos (2020,2021 e 2022) a caminhada não foi realizada devido às restrições da pandemia.
Leia também:
Terço dos Homens da Diocese de PG é referência nacional