Uma das características de Ponta Grossa são as gírias. É muito comum ouvir pontagrossenses falando “ade”, “de varde”, “daonde”, dentre muitas outras expressões que estão no dicionário de PG. Mas sem dúvidas, a principal delas é o tradicional cumprimento “firme com o Zuk?!”.
No especial de 200 anos de Ponta Grossa, produzido pelo portal Boca no Trombone, vamos falar hoje sobre a origem desta gíria:
Luiz Carlos Stanislawczuk, o Zuk, é um pontagrossense nascido em 1944. Formado na UEPG, Zuk começou sua carreira política em 1968, quando se elegeu vereador em PG pela primeira vez, aos 25 anos de idade.
Em 1976, foi eleito prefeito de Ponta Grossa pelo MDB, com 21.591 votos, vencendo Eurico Batistas Rosas, Cyro Martins, David Gomes e Antônio Satyro.
Uma das principais marcas do prefeito foi a expressão “Firme com o Zuk?!”, que o candidato utilizava para cumprimentar eleitores. A pergunta, logo tomou dimensões por toda a cidade e, mesmo após a eleição, era comum ouvir o “firme com o Zuk” em diferentes locais e espaços da cidade de Ponta Grossa, o que até hoje acontece.
O político, que também foi deputado estadual, morreu em julho de 2016, mas deixou diversos legados para a cidade, principalmente o “Firme com o Zuk”, eternizado nas memórias de PG.
Leia também: PG 200 | As visitas de Dom Pedro, Vargas e Santos Dumont a Ponta Grossa