Em mensagem deste ano, o Papa Francisco afirma que a Quaresma é tempo da graça na qual o deserto volta a ser lugar do primeiro amor. Refletindo sobre esse importante momento da vida da Igreja a partir do tema ‘Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade, Francisco reconhece que a humanidade de hoje atingiu “níveis de desenvolvimento científico, técnico, cultural e jurídico capazes de garantir dignidade a todos”, mas o risco é que, sem rever os estilos de vida, se caia na “escravidão” de práticas que arruínam o planeta e alimentam as desigualdades.
E sob a orientação do Papa, os católicos iniciam a preparação para a Quaresma nesta Quarta-Feira de Cinzas, com a celebração da imposição de cinzas. No dia 14, uma vigília de Carnaval, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja dos Polacos, vai se encerrar com a missa em reparação ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, a meia noite. Será a primeira com imposição de cinzas da cidade. A vigília se inicia na terça-feira (13), após a celebração das 18 horas e segue até a zero horas de quarta. Ainda na quarta-feira, serão celebradas missas às 7, 12 e 18 horas, todas com imposição de cinzas.
Na Catedral/Paróquia Sant’Ana, a missa será às 19 horas, celebrada pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi.
Na Paróquia São José, a imposição acontece em todos os horários de missa e novenas: 7, 8, 10, 12, 14, 15, 16, 18, 19 e 20 horas.
Na Paróquia Imaculada Conceição, a Igrejinha de Uvaranas, nas celebrações das 8h30 e das 19 horas.
Na Paróquia Santa Rita, no Bairro da Ronda, às 7, 15, 18 e 20 horas.
Na matriz da Nossa Senhora de Fátima, na Vila Cipa, às 8 horas e às 19h30.
No Sabará, na Paróquia São Pedro Apóstolo, às 8h30, 16 e 19h30, na matriz.
Na Santa Teresinha, em Oficinas, às 19 horas, na matriz, e, às 9 e 19 horas, na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, no Núcleo Santa Maria.
E por toda a Diocese, em paróquias e santuários, haverá celebrações com imposição de cinzas, em diferentes horários.
Quarta-feira de Cinzas: Desfile religioso na Igreja dos Polacos marca início da quaresma