O 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) se reuniu na tarde de quarta-feira (17), com a diretoria do Operário Ferroviário Esporte Clube, para traçar o plano de segurança para a partida contra o Grêmio. O jogo, válido pela 3ª fase da Copa do Brasil, ocorre nesta terça-feira (30), às 20h, no Estádio Germano Kruger.
Conforme delineado pelo artigo 144 da Constituição Federal, que rege sobre a manutenção da ordem pública, aliado aos preceitos da Lei Geral do Esporte, cabe à Polícia Militar a responsabilidade pela segurança dos espectadores em eventos desportivos. Desta forma, o 1º BPM assume a liderança na coordenação das ações de segurança, tanto dentro quanto fora do estádio, conforme a legislação em vigor.
O 1º BPM mobilizará sua tropa regular e todas as modalidades especializadas de policiamento, incluindo os Pelotões de Trânsito, Choque, Cavalaria e Agência Local de Inteligência, visando garantir a segurança dos torcedores, suas famílias e todos os profissionais envolvidos no evento.
Para isso, orienta-se que os torcedores cheguem com antecedência e estacionem seus veículos regularmente, uma vez que o acesso ao perímetro próximo ao estádio será restrito aos portadores de ingressos.
É importante ressaltar que as ruas nas imediações do estádio serão totalmente bloqueadas a partir das 17h. Veja no mapa as ruas que serão bloqueadas:
Com o bloqueio, também foram definidos as ruas onde os torcedores das duas equipes poderão circular. Veja:
Leia também: Governo registra déficit primário de R$ 1,5 bilhão em março