Você sabia que a Polícia Militar realiza um trabalho de equoterapia para crianças com deficiência (PCD’s)? O método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, é realizado pelo 1º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Grossa.
Juliano de Paula, cabo da Polícia Militar explica como funciona o método. “A equoterapia é a terapia assistida por equinos, onde usamos o animal para auxiliar no tratamento de crianças com deficiência, de variadas patologias”, explica.
A equoterapia pode colaborar no desenvolvimento da coordenação motora, física, da fala e da locomoção de pessoas com deficiência. “Com o trabalho de equoterapia, há uma efetividade bem grande, os ganhos para a criança são surpreendentes”, destaca o Sargento Emerson Ely.
Em Ponta Grossa, crianças PCD’s a partir de 3 anos podem participar da equoterapia, que é oferecida gratuitamente. No entanto, é feita uma avaliação inicial para realização do tratamento. Também é necessário laudo da patologia e indicação médica para poder participar.
Assista a reportagem de Kauana Neitzel e Gabriel Ryden e saiba mais sobre o assunto:
Leia também: Brasil enfrenta o Uruguai neste sábado (06) em busca de vaga na semifinal da Copa América