A cidade de Ponta Grossa será um dos focos da Smart City Expo Curitiba, que inicia nesta quarta-feira (20). O evento trata sobre inovações no urbanismo e discussões mundiais sobre soluções inteligentes para as cidades.
De acordo com Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação de Desenvolvimento de Ponta Grossa e Coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação de Ponta Grossa, quatro áreas do município serão expostas no evento. “Desta vez, nós trouxemos para a feira, diversas experiências exitosas que nós temos em inovação na Secretaria de Segurança e Cidadania, de Turismo, de Educação e a de Meio Ambiente”. Veja as iniciativas em destaque:
Muralha Digital: o programa da Secretaria de Segurança e Cidadania consiste na instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos específicos da cidades
Programa Destinos Turísticos Inteligentes: Ponta Grossa faz parte do programa do governo estadual que classifica cidades com espaços turísticos inovadores, acessíveis a todos, com uma infraestrutura tecnológica que garanta o desenvolvimento sustentável do território, facilite a interação e integração do visitante com o entorno e incremente a qualidade da sua experiência no destino.
Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC): Os LACs são espaços criados pela Prefeitura de Ponta Grossa para o ensino na área de inovação e tecnologia, dentro das escolas mantidas pela Secretaria Municipal de Educação, contando com identidade, metodologia própria e a chancela do Vale dos Trilhos.
Usina Termelétrica a Biogás: A usina termelétrica a biogás processa resíduos orgânicos coletados no município, transforma em energia elétrica e distribui para as unidades cadastradas da Prefeitura
“Nós vamos mostrar que Ponta Grossa está cada vez mais inovadora. Estivemos no ano passado em Barcelona (ESP), e estamos posicionados como uma das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, então vamos divulgar a nossa cidade para o mundo”, finaliza.
O evento
O Smart City Expo Curitiba 2024 é organizado pelo hub curitibano iCities, com a chancela da Fira Barcelona, organizadora do principal Congresso Mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress e, tem apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), e do Vale do Pinhão.
Leia também: Governo lança campanha de vacinação nas escolas públicas e privadas do Paraná