As diversas ações de combate à dengue realizadas pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), renderam um prêmio estadual para Ponta Grossa.
A cidade ficou na 2ª colocação entre os municípios do estado, sendo apontada como uma das melhores iniciativas de combate ao mosquito da dengue do Paraná, ficando à frente de cidades como Londrina, Maringá e Curitiba.
O prêmio foi concedido através da campanha Primeiras-Damas do Paraná Unidas contra a Dengue, que foi encabeçada pela Primeira-Dama do Paraná, Luciana Saito Massa, e envolveu todas as primeiras-damas do estado.
“Ficamos muito felizes com esse prêmio, que é mais um reconhecimento pelo excelente trabalho que as nossas equipes fazem. Mas mais importante do que isso, é saber que estamos vencendo a batalha contra o mosquito que provoca essa doença terrível. Com a mobilização de toda a população, e as ações de combate ao mosquito e o cuidado com os pacientes que contraem a doença, estamos vencendo”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.
A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Priscila Degraf, destacou o trabalho que toda a força-tarefa vem realizando durante as ações de combate à dengue em Ponta Grossa. “Estamos orgulhosos do trabalho realizado pelas nossas equipes, juntamente com os parceiros dessas ações. Nós alcançamos excelente avaliação em todos os índices analisados pela campanha”, ressaltou.
A classificação dos municípios foi dividida entre cidades de pequeno, médio e grande porte, com três municípios escolhidos em cada categoria. Entre as cidades de grande porte, Maringá ficou em terceiro lugar; Ponta Grossa em segundo; e Colombo ficou na primeira colocação.
Com o segundo lugar conquistado, Ponta Grossa vai receber kits, com roupas novas, calçados, cestas básicas e produtos de higiene e limpeza, os quais serão doados para as famílias de baixa vulnerabilidade que estão colaborando com a limpeza e fiscalizações.
Ações realizadas
As ações da Prefeitura no combate ao mosquito da dengue continuam realizando mutirões às terças e quintas-feiras. As equipes percorrem os bairros, visitando as casas, vistoriando possíveis focos do mosquito da dengue, e também orientando a população.
As ações que estão sendo desenvolvidas contam com a participação de profissionais da FMS, Setor de Zoonoses, Vigilância Sanitária, Imunização, Atenção Primária e entidades como o Exército Brasileiro, SESMT, Transportes e NEP.
Além das ações junto à população, a Prefeitura tem organizado blitz nas ruas, palestras nas escolas da rede pública e privada e apresentação de vídeos educativos, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Núcleo Regional de Educação.
Com informações da assessoria
Leia também: Estaduais serão decididos neste fim de semana. Veja os principais confrontos