Ponta Grossa

BNT Entrevista: Ponta Grossa tem um acidente de trabalho a cada 3h58min

WhatsApp Image 2024-08-20 at 14.30.17 Boca no Trombone WhatsApp Image 2024-08-20 at 14.30.17
Reprodução
O Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho esteve nos estúdios do Portal BnT! e analisou os dados do SINAN sobre os acidentes de trabalho em Ponta Grossa

O Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, José Aparecido Leal esteve nos estúdios do Portal Boca No Trombone para um entrevista exclusiva sobre a segurança do trabalho aqui em Ponta Grossa no último ano e sobre os dados atualizados fornecidos SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Setor de Epidemia da Prefeitura de Ponta Grossa). 

Confira os destaques da entrevista:

De acordo com o SINAN, em Ponta Grossa, houve um aumento de 80% de acidentes fatais entre 2022 e 2023. Isto é, um aumento de 291 casos em relação a 2022 e 2023, sendo de 161 para 630 acidentes. O que também chama a atenção nesse número é que a cada três minutos e 58 segundos ocorre um acidente de trabalho em Ponta Grossa.

 “Este estudo demonstra que as empresas não estão se preocupando com a segurança do trabalho e, por isso, aumentou em 80% dos acidentes fatais e 291 dos acidentes é notificado na Prefeitura, então, podemos pensar que as empresas não estão desenvolvendo as atividades previstas na legislação”, comenta José.

Leia também: BNT Entrevista: Tânia Sviercoski fala sobre os investimentos na segurança pública de Ponta Grossa

 Os acidentes no trabalho acontecem quando a prevenção falha. Levando isso em consideração, o levantamento e a análise se tornam ferramentas muito importantes para que as causas sejam identificadas e as ações corretivas de prevenção sejam estabelecidas a fim de evitar as falhas repetidas levantadas durante a análise do acidente.

 “Fazer capacitação continuada é igual a uma graduação. Após o término, você faz uma pós-graduação, uma especialização. Tem que dar continuidade para aquele trabalhador ir, cada vez mais, aprendendo melhor e ir desenvolvendo a sua atividade profissional com mais qualidade”, avalia José.

 Diante da análise do estudo dos acidentes de trabalho ocorridos, concluímos que as empresas necessitam tomar atitudes próativas diariamente, realizando a aplicabilidade das ferramentas e das ações em busca de sistemática e de dinâmica na agilidade da melhoria do desempenho na redução dos acidentes de forma contínua, bem como no aumento da cultura comportamental preventiva dos funcionários. José finaliza a entrevista dizendo que uma qualidade melhor da prática profissional impacta diretamente em uma produção melhor por parte dos funcionários. 

Veja a entrevista na íntegra:

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais. Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar