Prefeitos da região apresentam demandas em evento da AMCG
Evento aconteceu na manhã desta terça-feira. Um dos assuntos foi a questão do Hospital Regional de Telêmaco Borba

Nesta quarta-feira (14) a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizou reunião com a presença de prefeitos dos Campos Gerais, secretários estaduais e lideranças regionais para apresentar demandas de seus municípios. O encontro aconteceu no Spazio Campos Floridos, em Telêmaco Borba.
A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, disse um motivos de se candidatar para a AMCG foi sobre o Hospital Regional de Telêmaco Borba. “Essa foi um dos grandes motivos no qual eu me candidatei a a presidente da AMCG. Nunca a AMCG teve uma votação e pela primeira vez esse ano teve a uma votação na qual eu fui eleita com 10 votos a nove. E o intuito era esse mesmo, era descentralizar a AMCG de Ponta Grossa, de Carambeí, que é municípios que já tem tudo. E uma das principais pautas é realmente o funcionamento pleno do Hospital Regional com cirurgias eletivas, enfim, essas essas cirurgias que nós temos que mandar para Arapoti, Jaguariaíva e já temos o compromisso do secretário, já no meu primeiro mês de gestão, reunimos em Curitiba e em setembro o hospital já vai estar em pleno funcionamento”.
A pauta do evento também contou a participação de três secretários estaduais, sendo o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia, o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Paulo Rogério do Carmo e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Em conversa com a reportagem o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia, detalhou sobre ouvir as demandas dos municípios dos Campos Gerais. “Dentro da secretaria são muito projetos. São a Rota do Progresso, Paraná Produtivo, tem a União, a unidade gestora de parcerias, nós temos o Paraná Projetos, enfim, são projetos que atendem todas as áreas, auxiliando os municípios no seu planejamento, na captação de recursos, na elaboração de projetos. É uma área intensa que pode trazer grandes benefícios para o município, por isso estamos aqui para conversar de perto com os prefeitos e as prefeitas”.
Ulisses também explica que “o Paraná é um exemplo, o governador Ratinho Júnior começou planejar o estado assim que ele assumiu, né, naquele levantamento onde está e para onde nós vamos. Com isso organizou essa secretaria, passou a dedicar a elaboração dos projetos estruturantes e os demais projetos. E a partir daí você vê, o Paraná inteiro em obras. Então é muito necessário essa cultura do planejamento para que você possa captar os recursos para que você possa saber o que você vai fazer a cada ano do mandato, e aí estabelecer isso em metas e cumprindo essas metas você consegue realizar aquilo que a população deseja”.
A prefeita de Telêmaco Borba, Rita Araújo, também comentou sobre o evento da AMCG. “Esse momento é muito especial. É momento de conversa, de aprendizado e principalmente de trocas, que possamos sair com boas notícias daqui, que vocês todos se sintam acolhidos que estão aqui conosco e mais uma vez firme. Telêmaco Borba está muito feliz nesse momento de receber tantas autoridades, tantos políticos e tantas pessoas que querem o mesmo objetivo, o crescimento do seus municípios”.
Rita disse que sobre a saúde no município. “Já está na bica a saída da licitação da empresa que vai tocar o Hospital Regional na linha materno-infantil. É no mínimo 200 mil pessoas atendidas que a gente conta de saída, mas eu acredito que muito mais. Até porque temos uma UTI neonatal já funcionando e trabalharemos com gestantes de baixo, médio e alto risco. Hoje a nossa dificuldade é mandar essa gestante de alto risco para Campo Largo. Quantos bebês já nasceram nas ambulâncias? Então, são essas pautas em comum que servem a todos os municípios que nos interessa”.
O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, também esteve no evento. Mais cedo, em entrevista ao BnT News, disse que umas dessas reuniões seria tratar sobre o Hospital Regional e do ambulatório de especialidades. “Queremos fortalecer o atendimento regionalizado e ampliar os serviços oferecidos”. Acompanhe a entrevista completa
No evento, o deputado estadual Moacyr Fadel também marcou presença. Ele detalhou que “fui prefeito junto com eles, sei da dificuldade que cada prefeito passa e por ter essa amizade, por ter esse vínculo mais forte com a região e com os prefeitos, me dá essa responsabilidade tá sempre presente, sempre do lado e mostrando aonde estão os recursos, para que eles possam trabalhar sem perder tempo, porque nós temos aí 1 ano para viabilizar todo esse recurso do governo do estado. Hoje, com muita alegria, estaremos lá em Palmeira em um evento onde vamos credenciar mais uma obra importante para emergência e urgência do município de Palmeira, uma emenda minha. Então, estamos muito felizes em poder construir esse ambiente favorável para os Campos Gerais”.
O prefeito de Ivaí, Orli de Cristo, aponta que “essas reuniões da AMCG, trazendo deputados, esse contato com os prefeitos, com deputados, secretários do Estado do Paraná, onde você tem a oportunidade de trazer algumas reivindicações, pedidos da nossa cidade diretamente pro secretário. Você conhece os secretários, muitos secretários a gente não conhece, tem a oportunidade de ficar conhecendo aqui e você tendo essa proximidade com o Estado, com os deputados é muito importante para os municípios. Eu fico muito feliz de estar aqui hoje. Ontem (13) eu estava em Curitiba, lá com o governador e Ivaí foi beneficiada com 44 unidades, casas para o nosso povo”.
Veja outras entrevistas completas aqui:
Leia também: Prefeito de Tibagi questiona CCR PRvias sobre vagas de emprego para o pedágio























