Na manhã de hoje (12), a prefeita Elizabeth Schmidt oficializou a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública de Ponta Grossa.
A cerimônia, realizada no Conservatório de Música Maestro Paulino, contou com a presença de autoridades, incluindo Tônia Mansani, Presidente da Agência de Inovação de Desenvolvimento de Ponta Grossa, um representante do Banco Mundial e Francisco Scroffa, presidente da Enel X.
A parceria foi estabelecida entre o município, a empresa Enel X e a Caixa Econômica Federal. A Enel X Brasil S.A. e Selt Engenharia Ltda serão responsáveis pela modernização da iluminação na cidade, substituindo lâmpadas alógenas por lâmpadas de LED. O consórcio, vencedor de licitações em outros municípios paranaenses, como Guarapuava e Toledo, gerenciará a iluminação pública de Ponta Grossa pelos próximos 13 anos.
A prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou que a parceria, que antes parecia algo inatingível, foi enfim concretizada através de muito trabalho, arrojo e ousadia. “Parecia algo inatingível mas finalmente chegou o dia da assinatura do contrato e logo a empresa Enel X vai começar os seus trabalhos e vai fazer a diferença na vida de todo ponta-grossense”, disse.
“Isso aqui não é só para a cidade ficar bonita, não é só para atingirmos objetivos, mas sim, tem a ver com a segurança do nosso munícipe, não vai mais ter xadrez de iluminação nas nossas ruas, são muitos pontos de iluminação em LED e vai contemplar também nossos prédios históricos”, afirmou ainda, afirmando que os trabalhos devem iniciar nos próximos 15 dias.
O investimento total da parceria público-privada nesse período será de aproximadamente R$ 114 milhões, cobrindo mais de 47 mil pontos de iluminação e incluindo a implementação de novos pontos. A iniciativa visa proporcionar maior segurança à população e uma economia estimada de cerca de 44% nos custos com iluminação. A modernização também inclui a criação de um Centro de Controle Operacional para a gestão em tempo real do sistema de iluminação pública.
Francisco Scroffa, presidente da Enel X, afirmou que a empresa já atua há 3 anos no Brasil e em mais de 300 mil pontos, porém diz que torcia muito para que tudo desse certo aqui no sul do país também. “Após termos ganhado a licitação na B3, começou todo um trabalho de planejamento com nossos engenheiros e os profissionais da prefeitura. Uma coisa bem importante é que vamos contratar mão-de-obra local e nós pensamos que o trabalho precisa trazer desenvolvimento para a comunidade também”, destaca.
Tônia Mansani, Presidente Agência de Inovação de Desenvolvimento de Ponta Grossa disse que a parceria é um marco para o desenvolvimento do município e um passo a frente para se tornar uma cidade inteligente. “Como se não bastasse ser a primeira PPP do município, a PPP da iluminação pública é sem dúvida a mais inclusiva porque beneficia todos os cidadãos, seja o morador do centro ou do bairro, trazendo não só a melhoria e modernização no nosso parque de iluminação mas também mais segurança, transparência, eficiência energética e qualidade de vida para todos”, comemora.
Leia também: Adolescente internado há mais de 20 dias na UPA será transferido para o norte do Paraná