Prefeitura inicia atividades do I Seminário de Trânsito de Ponta Grossa
Seminário de Trânsito de Ponta Grossa reúne autoridades e especialistas para discutir segurança viária, mobilidade urbana e educação no trânsito.

O Seminário de Trânsito de Ponta Grossa teve início nesta terça-feira (19), na ACIPG, reunindo autoridades, especialistas e agentes de trânsito para discutir segurança viária, mobilidade urbana e soluções voltadas à construção de um trânsito mais seguro no município.
Promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, o evento tem como tema “Cidade Segura em Movimento: Inovação, Educação e Segurança Viária”. A proposta é promover debates sobre estratégias, ações preventivas e boas práticas relacionadas à mobilidade urbana e à segurança no trânsito.
A cerimônia oficial de abertura contou com a presença de autoridades municipais, representantes de órgãos de trânsito, especialistas da área e apoiadores do evento. Durante a palestra inaugural, o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, apresentou iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pelo Município para modernizar a gestão do trânsito e fortalecer a segurança pública em Ponta Grossa.
Segundo Rangel, a Prefeitura tem investido em adequações viárias, reforço na sinalização, implantação de binários, ações preventivas e fiscalização, além do uso de tecnologia para melhorar a mobilidade urbana e ampliar a segurança da população.
“Estamos constantemente buscando promover melhorias no trânsito da cidade, com adequação de vias, reforço da sinalização, criação de binários, ações preventivas e de fiscalização e, principalmente, o emprego da tecnologia para que possamos não apenas facilitar o deslocamento dos cidadãos, mas também torná-lo mais seguro”, afirmou o secretário.
EDUCAÇÃO E SEGURANÇA VIÁRIA
O primeiro dia do Seminário de Trânsito de Ponta Grossa também contou com palestras da diretora da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTRAN) e integrante da Câmara Temática de Educação para o Trânsito do CONTRAN, Melissa Puertas Sampaio, além do professor e consultor especializado em Direito de Trânsito, Julyver Modesto de Araújo.
Os especialistas abordaram temas ligados à educação para o trânsito, conscientização da população e reflexões sobre segurança viária. A programação ainda incluiu sessão temática com autoridades e apresentações de apoiadores do evento.
PROGRAMAÇÃO CONTINUA
As atividades do Seminário de Trânsito de Ponta Grossa seguem nesta quarta-feira (20), com novas palestras voltadas à mobilidade urbana, segurança pública e comunicação no trânsito.
Entre os convidados estão o presidente da URBS Curitiba e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, Ogeny Pedro Maia Neto, que falará sobre trânsito e mobilidade urbana; o delegado da Polícia Civil do Paraná, Edgar Santana, que abordará crime e delito; e a assessora técnica da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB), Simoni Soares, que apresentará palestra sobre comunicação como ferramenta de conscientização para a segurança no trânsito.
A expectativa da organização é ampliar o debate sobre mobilidade urbana e incentivar ações integradas para tornar o trânsito de Ponta Grossa mais seguro e eficiente.
Leia também: VCG realiza ação educativa sobre pontos cegos dos ônibus em Ponta Grossa





























