A Prefeitura de Ponta Grossa reinaugurou, na tarde desta terça-feira (8), a Unidade Básica de Saúde Louis Atanásio Charles Buron, localizada na região do Periquitos. O espaço passou por um processo completo de modernização, que recebeu investimento total de R$ 375 mil, e volta a funcionar com infraestrutura ampliada e novos profissionais.
A UBS Charles Buron passa a atender as comunidades da Colônia Moema, Colônia Eurides, Bocaina, Vila Romana e Santa Edwiges, oferecendo serviços de atenção primária em saúde, como consultas médicas, atendimento de enfermagem, pré-natal, puericultura, planejamento familiar, exames preventivos e laboratoriais, além de curativos, eletrocardiogramas e dispensação de medicamentos da lista básica.
Durante a cerimônia de entrega, os novos profissionais da unidade foram apresentados à população. A prefeita Elizabeth Schmidt destacou o compromisso da gestão com a qualidade da saúde pública.
“Nosso compromisso com a atenção primária é constante. Por isso, realizamos um investimento recorde na modernização das Unidades e na contratação de profissionais nas mais diversas áreas da saúde. É um trabalho contínuo para levar saúde de qualidade cada vez mais perto da população”, afirmou.
Reforço nas equipes e atenção domiciliar
A unidade também contará com equipes do Programa Saúde da Família, que realizam visitas domiciliares a pacientes da região, promovendo o acompanhamento próximo de casos crônicos, gestantes, idosos e demais grupos prioritários.
Os recursos utilizados na reforma da UBS Charles Buron são provenientes da Prefeitura Municipal, além de emendas impositivas do vereador Dr. Erick e da ex-vereadora Missionária Adriana, com apoio também da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Programa de modernização da saúde avança
A entrega da unidade faz parte de um amplo pacote de investimentos na saúde promovido pela gestão municipal. Ao todo, mais de 50 Unidades de Saúde estão sendo reformadas e modernizadas — sendo 34 já entregues. Entre os destaques estão ainda as obras do novo Superposto do Panamá, a construção da UPA Uvaranas e o novo Superposto no Borato, ambos em fase final de execução.
Além da estrutura física, o município também ampliou o número de profissionais da saúde: mais de 60 médicos e quase 300 novos servidores foram contratados para atender a crescente demanda.
A reinauguração da UBS Charles Buron representa mais um passo no fortalecimento da rede pública de saúde de Ponta Grossa, com foco na descentralização e qualidade dos serviços ofertados à população.