A PRF encerrou às 23h59 de domingo (5) a Operação Finados 2023 na circunscrição da Delegacia de Ponta Grossa que compreende os postos de Ponta Grossa, Balsa Nova e Tibagi. A operação teve início na quarta-feira (1°). Durante a operação, a PRF contou com aumento de efetivo reforçando o policiamento nos horários e datas de maior fluxo.
Foram fiscalizados 954 veículos, 863 pessoas e realizados 299 testes de alcoolemia. Dentre as irregularidades identificadas, quatro condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, um deles sendo encaminhado à Polícia Civil por crime de trânsito. Foram flagradas 93 ultrapassagens indevidas, 612 veículos transitando acima do limite de velocidade, 12 ocupantes de veículo sem o uso do cinto, 2 crianças sendo transportadas sem a cadeirinha ou disposto de retenção e 1 condutor utilizando o celular enquanto dirigia.
Com relação aos motoristas profissionais, 18 condutores desrespeitavam a Lei do Descanso e 17 veículos transportam carga com excesso de peso, totalizando 79660kg de excesso. Além desses números, 24 veículos foram recolhidos aos pátios da PRF por irregularidades na documentação ou não apresentarem condições de segurança e 72 veículos tiveram seus documentos retidos para regularização.
Nos cinco dias de operação foram registrados dois acidentes com dois feridos, uma colisão traseira e uma colisão frontal. Dentre as causas, um dos acidentes foi motivado pela reação tardia ou ineficiente do condutor e o outro devido ao veículo estar transitando na contramão de direção.
O feriado foi marcado por muita chuva nos primeiros dias e bastante sol no final de semana.
Por fim, destacamos que o trânsito seguro é direito e responsabilidade de todos e que para isto a PRF está disponível em todas as rodovias federais da Região através do fone 191 para acionamento, informações ou ainda denúncias.
Leia também: Veículo avança preferencial e é atingido por ônibus em Ponta Grossa