Na sexta-feira (6) o Procon de Castro notificou três agências bancárias pelo descumprimento das Leis estadual – nº 13400/01 e municipal nº 2105/09, segundo as quais o tempo de espera por atendimento deveria ser de 20 minutos em dias normais, e de até 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados.
Conforme explicou o coordenador do Procon, Anderson Pugliesi, as visitas às agências e notificações ocorreram após diversas denúncias registradas pelos usuários do sistema bancário do município. “O que define quais bancos iremos visitar e quais serão alvo de notificação é justamente o número de reclamações feitas pela população local”, destacou.
As reclamações, de acordo com Pugliesi, são reincidentes e há inclusive relatos de que algumas agências deixam pessoas idosas esperando pelo atendimento do lado de fora da unidade. Denúncias dão conta de que a espera chega a ultrapassar o tempo de 1h30 (uma hora e meia), sem que haja justificativa.
A partir da data de recebimento da notificação, as agências têm o prazo de 10 dias para apresentar esclarecimentos sobre a demora do atendimento. Após esse prazo e conforme resposta enviada pelas agências, será dada continuidade à notificação, com possível encaminhamento para o Procon estadual.
Leia também: Programa da Sanepar beneficia famílias de Arapoti e Carambeí com entrega de caixas d’água