Ponta Grossa

Programa Hortas Comunitárias inaugura em Ponta Grossa

Assessoria
As hortas serão utilizadas para produção e consumo de alimentos saudáveis para as famílias que exploram o espaço

Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, inaugurou o programa Hortas Comunitárias com o propósito de oferecer espaços urbanos públicos que permitam o cultivo de hortaliças pela comunidade. As hortas serão utilizadas para produção e consumo de alimentos saudáveis para as famílias que exploram o espaço.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária Abastecimento, Izaltino Cordeiro, explica que a Secretaria oferece assistência técnica na escolha do local, orientações na construção dos canteiros e escolha nas espécies das hortaliças a serem cultivadas nas diferentes estações do ano, para que apresentem um melhor desenvolvimento e diversificação na produção.

Leia também: Finais da Copinha Base PG ocorrem neste sábado (29). Veja os jogos

“A Secretaria também oferece apoio na infraestrutura necessária como instalações de caixas d´água para irrigação, insumos como sementes, mudas, adubos e corretivos de solos, serviços de máquinas e equipamentos nas operações de cultivo para otimizar os espaços ocupados e valorizar o consumo de produtos frescos e saudáveis”, cita.

Atualmente o programa beneficia cerca de 90 famílias cadastradas, através de duas Hortas Comunitárias implantadas no Quero-Quero e Costa Rica. Há previsão de três novas hortas. O programa também trabalha diretamente com as comunidades a promoção de segurança alimentar e nutricional, através do incentivo a produção de hortaliças, condimentares, frutíferas, com mão de obra comunitária para autoconsumo, sendo o excedente da produção comercializada, desta forma gerando renda para as famílias.

“Embora o Município possua programas que ofereçam alimentos de qualidade e com baixo custo, como o Restaurante Popular, o Feira Verde, Banco de Alimentos, Merenda Escolar Municipal e Estadual, Feiras fixas e Itinerantes, entre outros, a implantação das Hortas Comunitárias utiliza espaços ociosos e improdutivos e serve de incentivo para as pessoas ocuparem o tempo com a preparação, manutenção de hortas e a produção de hortaliças de qualidade, permitindo a melhoria e diversificação na mesa das famílias e que por algum motivo não são contempladas com os Programas citados”, finaliza Izaltino.

Em um primeiro momento a produção será destinada para autoconsumo, porém caso ocorra excedente da produção, as hortaliças poderão ser comercializadas, através de sacolões, minifeiras ou outras formas.

Assessoria

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR