Paraná

Projeto de terceirização de escolas deve ser votado nesta segunda (03). Sessão foi suspensa por protestos

Projeto, que tramita em regime de urgência, permite que terceirizadas sejam responsáveis pelo ensino nas escolas estaduais

O projeto que cria o programa ‘Parceiro da Escola’ será votado no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) nesta segunda-feira (03). A proposta de lei 345/2024 tende a concentrar os debates durante as duas sessões plenárias realizadas pela Casa. 

A sessão ordinária, prevista para 15h, chegou a ser aberta, mas foi suspensa temporariamente logo em seguida, devido a manifestação de professores da rede estadual e sindicalistas dentro da ALEP. Os manifestantes estão em greve e são totalmente contrários à ideia. Veja o momento:

Projeto

O projeto pretende terceirizar cerca de 200 escolas públicas estaduais do Paraná. De acordo com o Governo do Estado, a medida irá “otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas mediante parceria com empresas de gestão educacional”. 

O texto, que tramita em regime de urgência, permite que terceirizadas sejam responsáveis pelo ensino nas escolas, além de gerir profissionais responsáveis por áreas como limpeza e segurança. Em um primeiro momento, o governo quer implantar o modelo em 200 escolas de 110 cidades, incluindo colégios de Ponta Grossa e região.

Apesar da suspensão temporária, a expectativa é que o projeto vá a votação nesta segunda. O portal BNT segue acompanhando os desdobramentos.

Com informações da ALEP

Leia também: Conmebol define fase ‘mata-mata’ da Libertadores e da Sul-Americana


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone