A segunda plenária do 8º Congresso Municipal e Estadual do PSOL, realizada no domingo (03/09) na Ocupação Ericson John Duarte (FNL PG), elegeu a nova direção do Partido na Cidade.
A Chapa PSOL PG em Movimento e Militante, liderada pela professora Renata, além de Leandro Dias e Gislaine, militantes do direito à moradia, obteve (136 votos) mais de 75% dos votos, enquanto a segunda chapa composta pelos integrantes do mandato coletivo obteve (45 votos) pouco menos de 25%.
O evento é o maior Congresso do PSOL desde a fundação da legenda na cidade. Foram mais de 200 filiados e filiadas que participaram das votações que define os rumos do PSOL PG, além da escolha da nova direção Estadual, que praticamente repete o resultado da decisão local.
O destaque foi para a luta popular que parte da militância do PSOL vem fazendo na Ocupação Ericson John Duarte, a luta popular por moradia digna marcou os debates do partido. Existe um setor do partido que acredita na institucionalidade para avançar nos direitos do povo, enquanto a outra ala, liderada pela professora Renata, acredita que o PSOL deve estar integrado nas lutas populares.
A partir de agora, a direção municipal (DM) conta com a Professora Renata como presidenta, que vai reunir e escolher os demais cargos pelo critério da proporcionalidade direta e qualificada, conforme a votação do Congresso.
O desafio é manter o crescimento que o partido registra em PG. No congresso passado (2021), o PSOL contava com cerca de 300 filiados e agora tem mais de 600 filiados.
A eleição de 2024 é a prioridade da nova gestão. A Professora Renata foi apresentada como pré-candidata a Prefeita e o partido terá como prioridade montar uma ampla chapa para eleger duas vagas na câmara municipal no próximo ano.
Leia também: Jovem de PG é morto a facadas; Outros dois seguem em estado grave