O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, nesta terça-feira (23), a ordem de serviço da pavimentação da PR-092 em Doutor Ulysses. Serão asfaltados 11,95 quilômetros na saída do município em direção à Cerro Azul, dando mais segurança e agilidade aos motoristas que trafegam no trecho.
A obra vai atender a uma demanda histórica de Doutor Ulisses, que terá sua primeira ligação asfáltica a outros municípios. “Vamos começar a realizar um sonho para a população de Doutor Ulysses, que agora terá uma ligação asfáltica com Cerro Azul. Isso vai trazer desenvolvimento para a região, que foi muito prejudicada ao longo da história por não ter esta conexão pavimentada”, afirmou o governador.
O investimento do Governo do Estado é de R$ 56,9 milhões. A empresa que executará o projeto venceu licitação feita em Regime de Contratação Integrada (CI), que abrange a elaboração de projeto básico, do projeto executivo de engenharia e a execução da obra. A previsão é que ela seja finalizada até 2026.
“Hoje a nossa cidade não tem grandes empresas justamente porque elas não conseguem transportar seus produtos para outros municípios. Já tivemos interessadas que desistiram por isso. Agora tudo vai mudar para melhor”, afirmou o prefeito de Doutor Ulysses, Moisés Branco da Silva.
Obras
Será asfaltado o trecho entre o km 117,8 e o km 129,8. A pista terá 7 metros de largura, com duas faixas de 3,5 metros, além de acostamentos de 1,5 metro de cada lado da rodovia. A obra será em pavimento semirrígido, que é feita em quatro camadas, garantindo a resistência e a durabilidade do asfalto: uma camada de reforço do subleito, camadas de base e sub-base em solo cimento, uma camada dupla de ligante asfáltico e uma última camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de revestimento.
O trecho ganhará também sinalização vertical e horizontal, abrigos para parada de ônibus, plantio de vegetação, defensas metálicas nos pontos mais sinuosos da pista, dispositivos de drenagem como sarjetas, bueiros, descidas d’água e galeria celular para escoar a água das frequentes chuvas que atingem a região.
Leia também: Prefeitura de PG realiza ação contra dengue no terreno do antigo Mercadão Municipal