Geral Mundo

Rússia assume a presidência da ONU

A Rússia assumi a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU no dia 1 de abril de 2023, em meio a fortes críticas e protestos da Ucrânia e de outros países ocidentais. A Ucrânia acusa a Rússia de violar a Carta da ONU e de cometer crimes de guerra na invasão do seu território, que já dura mais de um ano.

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, por suposto rapto de crianças ucranianas. A Rússia, por sua vez, diz que está defendendo os seus interesses nacionais e que não reconhece a jurisdição do TPI.

A presidência russa do Conselho de Segurança, que dura um mês, é vista como um desafio para a credibilidade e a eficácia da ONU na manutenção da paz e da segurança internacionais. A Rússia tem poder de veto no órgão e pode bloquear qualquer resolução contrária aos seus interesses. Durante o seu mandato, a Rússia pretende realizar debates sobre o multilateralismo e o Oriente Médio, entre outros temas.

Tags

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone