Economia

Saque-Aniversário do FGTS: Entenda Como Funciona e Seus Benefícios para Trabalhadores

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/a39bbe1fc3ad39a4f119777a052df6a5.jpg  /home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/a39bbe1fc3ad39a4f119777a052df6a5.jpg
O Saque-Aniversário do FGTS permite acesso a parte do saldo no mês do aniversário, diferindo do saque-rescisão. Saiba como aderir e calcular.

O Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) surge como uma alternativa ao tradicional saque-rescisão, proporcionando aos trabalhadores a possibilidade de acessar uma parte do saldo de suas contas no FGTS no mês em que celebram seu aniversário. Essa modalidade, entretanto, apresenta algumas particularidades em relação ao saque-rescisão.

No sistema padrão, conhecido como saque-rescisão, um trabalhador que é demitido sem justa causa tem direito a retirar todo o montante acumulado em sua conta do FGTS, incluindo a multa rescisória quando aplicável. Em contrapartida, ao optar pelo saque-aniversário, caso ocorra a demissão, o trabalhador poderá retirar apenas o valor da multa rescisória e não o total de sua conta.

Para os trabalhadores que escolherem essa modalidade, o saque-aniversário é disponibilizado no primeiro dia útil do mês em que comemoram seu aniversário, e os interessados têm um período de 60 dias para realizar a retirada. Para facilitar a compreensão dos beneficiários, a Caixa Econômica Federal disponibiliza um calendário anualmente.

Como realizar a adesão ao saque-aniversário?

A adesão ao saque-aniversário é opcional e pode ser feita através do aplicativo ou do site oficial do FGTS. Nesse processo, o trabalhador deverá cadastrar uma conta bancária onde receberá o valor correspondente. De acordo com informações da Caixa, após a solicitação realizada durante o mês de aniversário, o montante solicitado estará disponível na conta bancária indicada em um prazo de cinco dias úteis.

Além disso, por meio do aplicativo do FGTS, os trabalhadores têm a opção de retornar à modalidade de saque-rescisão. No entanto, essa mudança só será efetivada a partir do primeiro dia do 25º mês após a solicitação e desde que não haja operações de antecipação contratadas.

Qual é o cálculo do saque-aniversário?

O valor a ser sacado na modalidade aniversário é determinado por uma alíquota que varia entre 5% e 50% sobre a soma dos saldos das contas vinculadas ao FGTS do trabalhador. Além dessa porcentagem, é adicionada uma parcela extra que depende do saldo disponível na conta.

Essas características tornam o saque-aniversário uma opção interessante para muitos trabalhadores que buscam alternativas para acessar recursos financeiros ao longo do ano, embora seja importante considerar as implicações relacionadas à rescisão contratual antes de optar por essa modalidade.

 

Leia mais: https://bntonline.com.br/deputada-mabel-solicita-resposta-da-sanepar-sobre-falta-de-agua-em-pg/

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Cão e bombeiro são atacados por abelha em PG Jogador do América-MG é preso em flagrante por injúria racial contra atleta do Operário Família leva susto e prejuízo com veículo em chamas em PG Preso suspeito de matar homem encontrado na Estrada do Alagados Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) PCPR indicia suspeito de matar dois caminhoneiros em PG Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu