Ponta Grossa

Secretário aponta assoreamento no Lago de Olarias como possível causa da mortandade de peixes

Assoreamento do local reduz a oxigenação da água, o que prejudica os peixes. O problema pode estar sendo ocasionado por conta de obras na região

O secretário do Meio Ambiente de Ponta Grossa, Sandro Bandeira, esteve presente na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (11), para explicar sobre a mortandade de peixes no Lago de Olarias.

A presença havia sido convocada através de um ofício dos vereadores, após aparições repentinas de mortes de peixes no Lago. Além disso, moradores da região reclamam do odor do local.

De acordo com Sandro, logo que as denúncias começaram a surgir, a pasta já providenciou estudos sobre. “Nós estamos fazendo tudo do nosso alcance. Quando começaram a aparecer os peixes mortos, pedimos um estudo da água para Sanepar. O estudo disse que a água está em condições normais, mas com baixa oxigenação”.

Um dos principais motivos desta baixa é o assoreamento do lago. “Notamos que está assoreando o Lago, descendo terra e lama para a água e isso impacta na oxigenação da água”, disse. O secretário confirmou que já há um processo para que a empresa responsável faça o desassoreamento, mas a responsabilidade fica a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento.

Bandeira destacou que estão sendo tomadas medidas para evitar este assoreamento, como a instalação de aeradores nas bordas do Lago. Procurada, a Prefeitura não deu retorno acerca de como está o processo de dessassoreamento do local, que pode estar sendo ocasionado por obras na região.

Leia também: Ratinho Júnior vai a Tibagi para inaugurar cinco obras na cidade. Veja quais


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone