Na manhã deste sábado (9), o secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda Vieira, esteve presente no Centro Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo (CEEPON) conhecido como o Colégio Agrícola de Castro, para a entrega de um trator no valor de R$ 260 mil. Outras autoridades também estiveram presentes, como o presidente da Câmara Municipal, Miguel Zahdi Neto, o deputado estadual, Moacyr Fadel e também a chefe do núcleo regional de educação de Ponta Grossa (NRE), Luciana Aquiles Sleutjes.
Durante a entrega oficial do trator, alguns dos 305 alunos e profissionais do colégio receberam o secretário. Roni Miranda comentou para a reportagem do Portal Boca no Trombone que nos próximos meses, o colégio também vai receber um sistema de irrigação. “É o que tem de melhor de tecnologia nos Estados Unidos e estamos trazendo ao Paraná, para melhorar ainda mais a produção agrícola”. Sobre a entrega do trator, o secretário disse que todos os colégios agrícolas vão receber. “Um investimento de R$ 3 milhões para 23 tratores modernos de boa qualidade e assim valorizar ainda mais o ensino técnico”.
Para a diretora do colégio, Sueli de Fátima Marcondes Bueno, a entrega do trator é muito importante para servir as necessidades no trabalho da fazenda e no processo de aprendizagem dos 305 alunos com o uso da tecnologia. Em relação da estrutura do colégio, Sueli explica “temos um alojamento feminino e dois masculinos. Alunos que moram aqui eles tem lavanderia, sete refeições diárias, ou seja, como se fosse a residência deles”.
Por fim, a chefe do núcleo regional de educação de Ponta Grossa (NRE), Luciana Aquiles Sleutjes, aponta que o governo investe muito nos alunos dos colégios agrícolas, para que possam sair como profissionais de ponta e atuarem no novo mundo agrícola. Luciana também destacou que a novidade é o Ganhando o Mundo Agro. “Nossos alunos vão poder sair fora do nosso país e conhecer tecnologias diferentes e voltar com o conhecimento adquirido e fazer a diferença”.
Assista as entrevistas:
Leia também: Moradores de Castro reclamam sobre a falta do transporte rural; prefeito se pronuncia