Paraná

Secretário de município do PR é afastado por improbidade administrativa

MPPR-FOTO-DIVULGAÇÃO Boca no Trombone MPPR-FOTO-DIVULGAÇÃO
Divulgação: MPPR
Além do afastamento do agente público do cargo, a decisão liminar determinou o bloqueio de bens de todos os citados na ação judicial

Gilberto Purpur, secretário municipal de Mobilidade Urbana de Maringá, foi afastado de suas atividades, a pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR) na última segunda-feira (25). Ele e outras quatro pessoas físicas e duas pessoas jurídicas foram requeridas pela 20ª Promotoria de Justiça de Maringá por ato de improbidade administrativa. 

A medida é início da segunda fase da Operação Play, investigação mobilizada para investigar possível fraude em licitações do Município de Maringá para a contratação e instalação de “playgrounds de cordas”. Os espaços seriam instalados em espaços públicos do município. 

Na primeira fase, encerrada em dezembro de 2022, a 4ª Vara Criminal de Maringá expediu mandados de busca e apreensão, onde foram apreendidos computadores e celulares. As investigações apontaram fraudes em três etapas do processo licitatório, além de indícios de tentativa de fraude em uma quarta licitação, que teriam beneficiado um grupo econômico relacionado Gilberto Purpur. 

Leia mais: Criança é atropelada por caminhão e fica gravemente ferida em Irati

Segundo o MPPR, os envolvidos teriam restringido o caráter competitivo da concorrência, tendo sido o próprio investigado o autor do projeto dos serviços e produtos a serem contratados.

Além do afastamento do agente público do cargo, a decisão liminar determinou o bloqueio de bens de todos os citados na ação judicial no valor de até R$ 884.334,76, montante estimado do prejuízo efetivo causado. O Ministério Público pede o ressarcimento e a aplicação de multas do dano causado para cada envolvido, totalizando R$ 7.074.678,08.

Em nota, Gilberto Purpur diz: “Sempre fui comprometido com a ética e a transparência em meu trabalho no serviço público e afirmo que não houve direcionamento ou qualquer outra irregularidade nos processos licitatórios” e que segue à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.

*Com informações do MPPR

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica