Brasil

Silvio Santos permaneceu por mais de 60 anos na televisão brasileira. Relembre a história

Artes BNT (78)
Ao longo de seis décadas, foram impactadas mais de 10 gerações de brasileiros que sempre acompanharam Silvio Santos nos domingos

Dono de um dos maiores talentos para comunicar, Silvio Santos permaneceu 62 anos nos domingos brasileiros. Agora, vamos relembrar um pouco da carreira na televisão do maior apresentador do país.

Silvio estreou em 1960, no programa ‘Vamos Brincar de Forca’, na extinta TV Paulista. Em junho de 1963, comprou o horário dos domingos da emissora, onde começou a história do Programa Silvio Santos.

Ao longo de seis décadas, foram impactadas mais de 10 gerações de brasileiros que sempre acompanharam Silvio Santos nos domingos com suas diversas atrações e quadros, além de momentos icônicos. O programa foi exibido por Globo, Tupi, Record e SBT.

História do Programa

Em 2 de junho de 1963, Silvio Santos estreou, pela TV Paulista, o seu programa. Inicialmente exibido do meio-dia até as 14h30, contava com três atrações: Cuidado com a Buzina, Justiça dos Homens e Pra Ganhar é Só Rodar, o famoso Pião.

Em 1965, a TV Paulista é vendida para a TV Globo e Silvio continua como comandante dos domingos, expandindo cada vez mais seus horários. Neste período, destacam-se os quadros Corrida da Bola Branca, Rainha por Um Dia, Essas Crianças, Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos, Música e Alegria, Pergunte e Dance e o grande sucesso Cidade Contra Cidade.

Em 1969, já era considerado um fenômeno em audiência e inovação, sendo o único programa de TV independente com uma produção de mais de 11 horas semanais (9 horas e meia aos domingos + 3 horas semanais em média).

Na década de 70, a consolidação de um grande trabalho, marcou com programas inesquecíveis: Boa Noite Cinderela, Só Compra Quem Tem, Arrisca Tudo, Show da Loteria Esportiva, Sinos de Belém, Disco de Ouro e Show de Talentos Anônimos. Em 1973, em mais de uma ocasião, alcançou 100 pontos de audiência em vários minutos, recordes pouco atingidos na história da TV brasileira. 

Em 1976, o dominical deixa a Globo e passa para a Rede Tupi. Novos programas vão ao ar, que estão até hoje na memória do público: Show de Calouros, Domingo no Parque, Qual é a Música e Namoro na TV. Em 1980, em decorrência de dificuldades da Rede Tupi, passa também a ser apresentado pela RecordTV.

No ano seguinte, o Grupo Silvio Santos conquista a concessão do SBT, e o Programa Silvio Santos vai ao ar por sua própria rede para todo o país. Desde então, mais de 200 atrações foram apresentadas pelo comunicador nos domingos como Topa Tudo por Dinheiro, Em Nome do Amor, Gol Show, Tentação, Porta da Esperança, Roda a Roda, Hot Hot Hot, Sorteio da Tele Sena, Festival da Casa Própria, Xaveco, a nova versão do Qual é a Música, Show do Milhão e o reality Casa dos Artistas, maior recorde da história do SBT. 

A partir de 2008, o programa foi unificado e se consolidou nas noites de domingo, com quadros como Jogo das 3 Pistas, Jogo dos Pontinhos e Câmeras Escondidas, dentre outros tantos quadros, mantendo alta audiência e a vice-liderança mesmo diante da longevidade, chegando a vencer a Globo em diversas ocasiões, mostrando a força do rei da TV. 

Em 2021, após a pandemia, Patrícia Abravanel assumiu o comando do programa. Silvio apresentou algumas edições em 2021 e 2022. O último programa foi gravado em setembro de 2022 e exibido em 26 de fevereiro de 2023.

Com informações do SBT

Leia também: Hospital divulga a causa da morte do apresentador Silvio Santos


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão Dicas de viagens Saúde do coração