Brasil

STF mantém condenação de cabeleireira que pichou estátua da Justiça no 8 de Janeiro

Superior Tribunal Federal_STF Boca no Trombone Superior Tribunal Federal_STF
#Foto: STF
STF nega recurso de Débora dos Santos e mantém pena de 14 anos por pichar a estátua da Justiça durante a invasão de 8 de janeiro. Ré segue em prisão domiciliar.

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou, nesta sexta-feira (13), o recurso apresentado por Débora Rodrigues dos Santos, a cabeleireira que pichou a estátua da Justiça com a frase “Perdeu, mané” durante a invasão de 8 de janeiro. Com a decisão, a pena de 14 anos foi mantida, sendo 12 anos e meio em reclusão, um ano e meio em detenção, além do pagamento de 100 dias-multa.

Argumentos da Defesa

Os advogados de Débora Rodrigues dos Santos tentaram reduzir a pena, solicitando o desconto dos dois anos em prisão preventiva, a consideração da confissão e a remição por trabalho ou estudo.

Decisão Unânime do STF

A Corte, no entanto, manteve a punição, considerando Débora culpada por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada e dano qualificado.

Justificativa do Relator

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, afirmou que Débora estava “indiscutivelmente alinhada à dinâmica criminosa”, mencionando que ela comemorou o ato com as mãos sujas de batom vermelho.

Pedido de Desculpas

Após ser identificada, Débora escreveu uma carta ao ministro Alexandre de Moraes pedindo desculpas pela pichação, alegando desconhecer o valor simbólico da obra de arte.

Situação Atual

Atualmente, Débora se encontra em prisão domiciliar desde março de 2025, após decisão de Moraes, devido a seus dois filhos menores, de 10 e 12 anos.

LEIA TAMBÉM: Ponta Grossa: Polícia Militar apreende drogas e cumpre mandados em Uvaranas

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 EDIÇÃO HISTÓRICA Vereador Júlio Kuller destaca nova fase da Câmara 📢 FIDELIDADE AO SENADOR Prefeita Elizabeth confirma apoio a Sérgio Moro ao governo do PR 📢 EDIÇÃO HISTÓRICA Prefeita Elizabeth participa da histórica edição 100 do BnT News e exalta protagonismo de PG. 📢 MAIS SAÚDE EM PG Prefeita Elizabeth anuncia nova UPA em Ponta Grossa com modelo moderno de construção. 📢🚨 POLÍCIA CIVIL! Delegado Derick relembra origem familiar na polícia, fala sobre carreira na Polícia Civil e comenta título nacional recebido por produção acadêmica. 📢 VEJA O QUE MUDA Tarifa Social amplia benefícios para famílias de baixa renda, com descontos e isenções na conta de luz. 📢 SEGURANÇA DIGITAL Fácil LGPD transforma burocracia em solução rápida para proteger dados nas empresas.