O Supremo Tribunal Federal (STF) remarcou o julgamento de inelegibilidade do ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto (PSDB). A decisão deverá ser dada pela Suprema Corte na semana entre 02 e 09 de agosto.
A nova data se deve após o fim do pedido de vistas do ministro Cristiano Zanin sobre o caso. O julgamento, que se iniciou em maio, estava acontecendo de forma virtual, pela Primeira Turma do STF, e já tinha três votos contrários à Jocelito: de Luiz Fux (relator), de Alexandre de Moraes, e de Cármen Lúcia. Os ministros Zanin e Flávio Dino ainda vão votar.
No entanto, a discussão agora irá para o plenário do STF, onde será debatido presencialmente pelos mesmos cinco ministros da Corte e será decidido se o ex-prefeito poderá reaver os direitos políticos ou não.
Jocelito, que é cotado na corrida pela Prefeitura de Ponta Grossa, diz que está esperançoso, já que a discussão em plenário poderá fazer com que algum ministro altere o voto dado. “Estou aguardando o julgamento. A expectativa é de que, após muitas mudanças em Brasília, eles possam reavaliar este processo. Estou muito tranquilo, não fiz nada de errado”, disse.
A denúncia foi apresentada por Sandro Alex (PSD) que impugnou o mandato de deputado federal de Jocelito, eleito em 2022. “Em virtude da denúncia do Sandro Alex, gerou-se toda esta confusão. Se não fosse isso, estaria hoje trabalhando em Brasília como deputado federal”, comentou.
Leia também: Saúde abre 15 novas vagas para o ‘Mais Médicos’ em Ponta Grossa