A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta para a população de Telêmaco Borba para casos de leptospirose. Foi confirmado na cidade um caso e outro está em investigação. A vigilância alerta para questão dos cuidados principalmente na época de chuvas.
A Leptospirose é uma doença infecciosa grave causada pela bactéria leptospira. É transmitida para o homem através da urina do rato, ratazanas e camundongos.
A doença é transmitida durante as enchentes, a urina dos ratos presente nos esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama pode infectar-se. As leptospiras penetram no corpo pela pele, principalmente por arranhões ou ferimentos, e também pela pele íntegra, imersa por longos períodos na água ou lama contaminada. O contato com esgotos, lagoas, rios e terrenos baldios também pode propiciar a infecção.
SINTOMAS
São parecidos com os da gripe, dor de cabeça, dor muscular (principalmente nas panturrilhas), febre e mal estar. Nos casos mais graves, podem aparecer outros sintomas, como icterícias (pele e olhos amarelados) e manifestações hemorrágicas.
CUIDADOS PARA EVITAR A LEPTOSPIROSE
– Utilizar luvas e botas ao ter contato com água suja proveniente de enchentes, esgotos ou água parada em terrenos baldios, na limpeza de lugares ondem vivem animais e ao mexer em alimentos estocados.
– Acondicione o lixo corretamente.
– Elimine alimentos que tenham embalagens roídas ou com vestígios de urina e ou fezes de roedores.
– Elimine entulhos, eles podem abrigar roedores.
– Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha.
Leia também: ‘Busão Grátis’ deve começar a operar em Carambeí em até 20 dias