Destaque Ponta Grossa

Tradição de malhar o Judas é mantida em Ponta Grossa

Bonecos de "Judas" foram vistos em várias partes da cidade neste sábado
Tradição foi trazida ao Brasil pelos imigrantes portugueses e espanhóis e é mantida até hoje em todas as regiões, sempre no Sábado de Aleluia

Se você nunca ouviu falar de “malhar o Judas“, saiba que essa é uma tradição que acontece em diversas cidades do Brasil durante a Semana Santa. Em Ponta Grossa não é diferente. Durante o sábado de Aleluia, é comum ver pelas ruas da cidade diversos bonecos simbolizando o traidor de Cristo. Essa é uma prática que vem sendo mantida há muitos anos e que atrai a atenção de moradores de todas as regiões da cidade.

Neste sábado, 8 de abril, vários bonecos simbolizando Judas foram vistos. Um deles chamou a atenção no Centro da cidade. Estava dependurado na passarela de pedestres em frente ao Shopping Palladium. Também foram feitos registros de bonecos na região de Olarias, Nova Rússia, Oficinas, Uvaranas e Santa Paula.

Boneco foi pendurado na passarela em frente ao Shopping Palladium, em Ponta Grossa

Tradição
A tradição de malhar o Judas tem origem portuguesa e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores. A ideia é queimar ou espancar um boneco que representa Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus Cristo. A prática tem como objetivo simbolizar a punição divina que o traidor mereceu. Em Ponta Grossa, os bonecos são feitos de papelão, tecido e palha, e são decorados com roupas e acessórios, como se fossem pessoas reais.

Durante a semana que antecede o sábado de Aleluia, é comum ver pelas ruas de Ponta Grossa grupos de pessoas trabalhando na confecção dos bonecos. Eles são feitos com muito cuidado e carinho, e muitas vezes são personalizados para representar figuras políticas ou outras personalidades que são consideradas traidoras pela população. É uma forma de protesto simbólico que tem ganhado cada vez mais força.

Praça pública
No dia da malhação do Judas, os bonecos são levados para a praça pública, onde são pendurados em postes ou árvores. Em seguida, começa a cerimônia de espancamento ou queimação do boneco. É um momento de muita animação e descontração, onde as pessoas se divertem e celebram a vitória de Cristo sobre a traição.

Leia também:
Veteranos do 13º BIB alegram Páscoa de crianças em PG


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR