Em entrevista ao portal Boca no Trombone nesta quarta-feira (02), o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, Bruno Cesar Costa Pinto, falou sobre a primeira edição do ‘Transforma Agro Paraná 2023’ que acontecerá em setembro.
O evento irá acontecer através da prefeitura de Ponta Grossa em parceria com o Instituto Paraná Tecnologia e Metrologia e o apoio de diversas instituições do Agro, no Centro de Eventos e Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa.
Leia também: 1ª Transforma Agro Paraná quer potencializar o setor agrícola dos Campos Gerais
Segundo Costa, a prefeitura está investindo o valor de R$ 2 milhões na estrutura do Transforma Agro Paraná, para que tudo funcione conforme o planejado. Ainda sobre a execução do evento, o secretário destaca que o Instituto Paraná Tecnologia e Metrologia organizará toda a área comercial, incluindo as palestras e montagem de estruturas, como palcos e expositores.
FOCO NO PRODUTOR RURAL
O evento será voltado, além do público geral, também para os cooperados, produtores rurais, pecuaristas e demais integrantes que fazem parte do setor do agronegócio nos Campos Gerais. Com foco nesse público, durante seis dias de programação, serão realizadas palestras sobre tendências e o futuro do agronegócio, cooperativismo e associativismo; congressos técnicos, workshops e atividades interativas de inovação.
O objetivo principal do evento é de que as pessoas saiam do Transforma Agro Paraná com algum aprendizado, conforme destaca Bruno. “Queremos também que, as pessoas que estiverem lá, possam, além de uma prospecção de negócios, ver um futuro diferente, porque a informação é muito importante para que as pessoas consigam decidir para qual lado devem seguir”, disse.
As parcerias com faculdades e universidades é um dos pontos estratégicos que a secretaria busca, pois é de grande importância o envolvimento dos alunos com as palestras, empresas do agro, cooperativas. A partir dessa primeira edição do evento, que a cidade e toda a região poderá desenvolver um caminho para que os pesquisadores, engenheiros, veterinários, zootecnistas e demais profissionais possam ter uma base sólida no futuro.
Segundo Bruno, a secretaria está apostando na diversificação de culturas produtivas dos Campos Gerias, tais como grãos de inverno e verão, cevada, erva mate , hortifruti, pecuária e demais cadeias produtivas. “São mais de 600 animais presentes no evento, para fomentar negócios, workshops, palestras, leilões, tudo isso para mostrar para a população de onde vem a carne, o leite e como isso se transforma na nossa região”, aponta o secretário.
Confira abaixo a entrevista completa com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, Bruno Cesar Costa Pinto: