Uma família de Telêmaco Borba tenta corrigir um erro de sepultamento envolvendo um casal de idosos, no Cemitério Jardim da Saudade. O caso mais recente aconteceu na segunda-feira (14), no sepultamento da senhora de 76 anos. O senhor já havia falecido há mais de um ano.
A reportagem do Portal BnT apurou com um familiar que optou em não se identificar, que sua tia faleceu no domingo (13) e o enterro ocorreu na segunda-feira (14). “Resumindo a história, meu tio, foi enterrado a um ano e meio atrás. Pela manhã nesta semana, sua filha foi com o papel pedir para abrir o túmulo dele, para que minha tia pudesse ser colocada junta. Mas, quando chegamos lá a cova aberta não era a que meu tio estava, era outra e com isso começou a dor de cabeça. A funerária deixou o corpo da minha tia largada no meio do sol, pois eles alegaram que tinha mais um translado a ser feito. Nós a trouxemos para debaixo de uma árvore até ser resolvido a situação e nisso ficamos mais duas horas lá. O sepultamento que era pra ser às 15 horas saiu às 17 horas”. O enterro ocorreu em uma cova emprestada, até que no dia seguinte a idosa foi colocada com o marido.
A sobrinha ainda detalha “a administração trocou os papéis do túmulo do meu tio. Onde o tio está sepultado tem o nome de outro falecido. Chamamos a polícia e a GM, para realizar um boletim de ocorrência. No dia 15, às 15h45, foi feito a troca e ela foi enterrada com o meu tio”.
Agora, a família pede que o erro seja corrigido, ou seja, o túmulo que havia sido aberto para enterrar a senhora (tia da familiar) tem um outro senhor enterrado, de uma outra família, pois um ano antes, quando o senhor (tio da familiar) faleceu, também houve enterro de uma outra pessoa que precisava ser sepultada em um túmulo especial. Até o momento, o casal está enterrado no túmulo do senhor de outra família, e o mesmo está sepultado no túmulo que pertence ao casal.
Em nota, a Prefeitura de Telêmaco Borba informou que não houve troca de túmulos ou sepultamento errado e a documentação dos jazigos que foram trocadas. Após verificação, o problema foi sanado e explicada a situação para as famílias, no dia seguinte ao enterro. A Prefeitura lamenta o transtorno e se solidariza com o luto das famílias. Também informa que foram abertos procedimentos internos para averiguar os responsáveis pelo ocorrido.
Leia também: Produtores de milho do Paraná têm melhor remuneração em outubro, aponta boletim do Deral