Mundo

Trump anuncia que Israel aceitou proposta de cessar-fogo de 60 dias em Gaza

Discurso de Trump marca início de novo mandato com promessas polêmicas Boca no Trombone Discurso de Trump marca início de novo mandato com promessas polêmicas
Foto: reprodução.
O acordo depende agora da resposta do Hamas e mediação do Egito e Catar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira (01) que Israel aceitou os termos de um cessar-fogo temporário de 60 dias na Faixa de Gaza. A proposta foi discutida durante uma reunião considerada “longa e produtiva” entre autoridades americanas e israelenses. O acordo, no entanto, ainda precisa ser finalizado e conta com a mediação do Catar e do Egito, que devem apresentar os detalhes nos próximos dias.

Segundo publicação feita por Trump em suas redes sociais, os israelenses concordaram com as condições necessárias para a trégua temporária. Durante o período de cessar-fogo, os Estados Unidos pretendem atuar ao lado das partes envolvidas para tentar encontrar uma solução definitiva para o conflito. O presidente americano também reforçou que espera a aceitação do grupo palestino Hamas, alertando que a recusa do plano poderá agravar ainda mais a situação na região.

O anúncio gerou expectativas quanto à possibilidade de uma nova pausa nos combates. Até o momento, não houve resposta oficial por parte do Hamas. Um cessar-fogo anterior, de 40 dias, foi implementado entre janeiro e março deste ano, possibilitando a troca de reféns por prisioneiros. No entanto, a retomada das ofensivas israelenses ocorreu logo após o fim do acordo.

O atual conflito teve início em outubro de 2023, quando um ataque do Hamas em território israelense deixou cerca de 1.200 mortos e resultou no sequestro de centenas de pessoas. Desde então, mais de 56 mil palestinos foram mortos, segundo dados divulgados por autoridades locais ligadas ao Hamas. A situação humanitária em Gaza é considerada crítica, com extensos danos à infraestrutura, alta taxa de deslocamento forçado e crescente desnutrição entre a população civil.

A comunidade internacional acompanha com cautela o desenrolar das negociações, na esperança de uma trégua que possa abrir caminho para o fim da violência na região.

Leia mais: Homem investigado por importunação sexual é preso durante Operação Aurora em Palmeira

Eduardo Freitas

Eduardo Freitas

Jornalista, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Santa Amélia (UNISECAL). Com ampla experiência em veículos de comunicação, já atuou em televisão, rádio e portais de notícias. Atualmente, é repórter do Portal BnT e integra o time de apresentadores do BnT News, onde se destaca pela versatilidade e compromisso com a informação de qualidade.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢🚨 Sindirepa dos Campos Gerais alerta consumidores sobre golpes em serviços automotivos: “É hora de redobrar a atenção”. 📢 Castro se prepara para o 17º Festival das Cerejeiras, o tradicional Sakura Matsuri. 📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária.