Na entrevista de hoje, o Secretário de Turismo de Ponta Grossa, Paulo Roberto Baptista Stachowiak falou sobre o progresso do turismo na região. Ele enfatizou que a cidade não é mais apenas uma promessa futura, mas sim uma realidade turística vibrante, especialmente no segmento conhecido como “indústria sem chaminé”.
Paulo destacou os esforços contínuos para impulsionar o turismo na região, tanto para lazer quanto para negócios. “Eu e a prefeita Elizabeth temos um apoio muito grande, nós temos um combinado, nós não somos mais um potencial turístico, nós somos a realidade turística e o turismo não só enxergado como turismo de lazer”, disse.
O turismo de negócios, em particular, é um dos principais motores da economia local, de acordo com o secretário. Visitantes que vêm à cidade para negócios frequentemente acabam estendendo sua estadia para desfrutar das atrações turísticas oferecidas. Esse fluxo de visitantes não só aumenta a ocupação hoteleira, mas também impulsiona o comércio e a economia em geral.
“Nós temos uma planta industrial muito respeitosa, temos marcar mundiais em nossa cidade, além da nossa força na agricultura, no agronegócio. Essas pessoas que vem a trabalho, ao visitar essas plantas industriais, movimentam nossa rede hoteleira, nosso comércio, a rede de restaurantes e isso faz com que um grande potencial econômico seja deixado para nós aqui e que fortalece todos os segmentos da cidade”, explica
Uma das iniciativas mais notáveis é a Lei Municipal de Incentivo ao Turismo, que está transformando a paisagem turística de Ponta Grossa. Por meio dessa lei, projetos turísticos são financiados por meio de recursos provenientes do IPTU, retornando em benefícios multiplicados para a comunidade.
Sobre a lei, Paulo destacou “Em 2024 a prefeitura de Ponta Grossa está disponibilizando através dessa lei, um incentivo aos eventos de fluxo turístico que tragam pessoas à nossa cidade a quantia de R$1,6 milhão. Nós já recebemos na secretaria por meio do Conselho Municipal de Turismo, 33 projetos que foram agraciados com determinado valor, onde cada projeto é feito por um turismólogo”, disse.
Assista abaixo a entrevista completa:
Guia Turístico Conheça Campos Gerais
O Guia Turístico “Conheça Campos Gerais” já está disponível para venda na Livrarias Curitiba, em Ponta Grossa e em diversos outros locais turísticos. Produzido integralmente pelo portal Boca no Trombone, com o apoio da Adetur Campos Gerais, Sebrae, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, prefeituras municipais e diversos empreendimentos turísticos regionais, o guia é uma ferramenta essencial para explorar a riqueza turística da região.
Lançado oficialmente durante a ExpoTurismo em junho, o maior evento do setor turístico do Paraná, o guia é um material de bolso com 80 páginas todas coloridas. Desenvolvido com uma linguagem objetiva e recursos gráficos, o guia utiliza também a linguagem multimídia, incorporando QR codes para facilitar o acesso a informações adicionais.
O Guia reúne informações sobre novos atrativos turísticos que surgiram nos Campos Gerais, além de atualizar os dados sobre atrativos já consolidados, como o Parque de Vila Velha, o Parque de Natureza Buraco do Padre, o Parque Histórico de Carambeí, o Centro Cultural Castrolanda, entre outros.
Leia também: Cachoeira da Mariquinha: Uma experiência única do ecoturismo nos Campos Gerais