Durante o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes, o município de Tibagi, nos Campos Gerais, registrou um aumento expressivo no número de visitantes, com destaque para a presença de turistas internacionais da Alemanha, Holanda e até de um deputado paraguaio. Entre os dias 18 e 21 de abril, o Parque Estadual do Guartelá, principal atração natural da cidade, recebeu 1.180 visitantes.
Os dados mostram que o parque atraiu 230 pessoas na sexta-feira, 440 no sábado, 289 no domingo e 221 na segunda-feira. O Cânion do Guartelá, considerado o mais extenso do Brasil e o sexto maior do mundo, com cerca de 40 km de extensão, tem se consolidado como um dos principais pontos turísticos dos Campos Gerais e do Paraná.
Além de paisagens impressionantes, o parque oferece trilhas ecológicas, sítios arqueológicos com inscrições rupestres, as piscinas naturais conhecidas como “panelões” e uma rica biodiversidade de fauna e flora nativas.
A secretária municipal de Turismo, Kellin Ramos, atribui o crescimento do turismo na região a uma série de ações coordenadas entre a Secretaria de Turismo, o Instituto Água e Terra (IAT) e o trade turístico local. “Essa procura é reflexo das divulgações e dos investimentos que temos feito para melhorar a experiência dos visitantes”, afirmou. Entre as iniciativas estão a aquisição de um veículo de apoio, a qualificação da equipe de atendimento ao turista e projetos voltados à preservação ambiental.
O prefeito Rildo Leonardi destacou que o potencial turístico de Tibagi está diretamente relacionado às suas belezas naturais. “Temos que aproveitar os nossos atrativos naturais: essa natureza maravilhosa que atrai quem gosta de caminhar, pedalar, correr, praticar rafting e rapel,” afirmou. Segundo ele, a administração municipal deve ampliar os investimentos no setor, com o objetivo de transformar Tibagi em um destino turístico reconhecido nacional e internacionalmente.
Com um cenário que une aventura, natureza e história, Tibagi reforça sua posição como um polo de ecoturismo no estado, atraindo não apenas visitantes de diferentes regiões do Brasil, mas também turistas do exterior.