Ponta Grossa

UEPG abre nova edição da Residência Técnica com mais de 250 recém-formados

Além dos recém-formados, o Restec contempla 50 servidores públicos que participam da especialização para atualização profissional e obtenção do título de especialista em gestão pública Boca no Trombone Além dos recém-formados, o Restec contempla 50 servidores públicos que participam da especialização para atualização profissional e obtenção do título de especialista em gestão pública
Erica Fernanda e Tierri Angeluci
Além dos recém-formados, o Restec contempla 50 servidores públicos que participam da especialização para atualização profissional e obtenção do título de especialista em gestão pública

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) deu início nesta segunda-feira (14) à 5ª edição do Curso de Especialização em Gestão Pública, vinculado ao Programa de Residência Técnica (Restec) do Governo do Paraná. Nesta etapa, 258 recém-formados de diferentes áreas começam suas atividades práticas em órgãos públicos espalhados por 24 municípios do estado.

A iniciativa oferece formação gratuita e bolsa-auxílio de R$ 3.040,00 mensais aos residentes, que atuarão por um período de 24 meses. Ainda nesta semana, a UEPG irá lançar um novo edital com 202 vagas remanescentes, destinadas aos candidatos em lista de espera.

A coordenadora-geral do programa e pró-reitora de Gestão de Pessoas da UEPG, Eliane Rauski, destaca que o Restec é uma oportunidade estratégica tanto para os participantes quanto para a modernização da gestão pública. “É um programa de qualificação. Nos órgãos públicos, os residentes interagem com servidores experientes, absorvendo conhecimentos essenciais, o que os prepara para uma carreira no serviço público”, afirma.

Entre os novos residentes está Thayse Contador Bueno, formada recentemente em Administração. “Sempre atuei na indústria, mas queria ter essa vivência na área pública. Vejo um futuro promissor e quero seguir nesse caminho”, diz.

Lucas Pereira Ireno, bacharel em Direito, também iniciou a residência e vê no programa uma chance de fortalecer sua trajetória profissional. “É uma ótima oportunidade para o início da carreira. A experiência na administração pública combinada com uma remuneração é muito atrativa”, comenta.

A secretária de Residência Técnica, Giselle Ferreira de Mello, ressalta o impacto positivo do programa na vida profissional dos participantes. “A residência agrega muito conhecimento. Temos casos de ex-residentes que foram aprovados em concursos públicos. Isso nos dá muito orgulho”, destaca.

A aula inaugural da nova edição do curso aconteceu na noite de terça-feira (15), com atividades na modalidade a distância. A coordenadora pedagógica do programa, professora Rúbia Carla Maier Biscaia, enfatiza a importância da formação. “É uma alegria receber os residentes neste momento. A especialização representa a etapa teórica do curso, em diálogo direto com a prática proporcionada pela atuação nos órgãos públicos”, afirma.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Cão e bombeiro são atacados por abelha em PG Jogador do América-MG é preso em flagrante por injúria racial contra atleta do Operário Família leva susto e prejuízo com veículo em chamas em PG Preso suspeito de matar homem encontrado na Estrada do Alagados Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) PCPR indicia suspeito de matar dois caminhoneiros em PG Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu