Destaque Ponta Grossa

UEPG assume oficialmente comando da TVE Educativa

conselhos-F-27-1-768x512 Boca no Trombone

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aprovou na manhã de hoje (20), em reunião do Conselho de Administração (CA), a criação da TV Educativa da UEPG.

O canal, mantido pela Prefeitura Municipal desde 1998, passa a existir na estrutura administrativa da Universidade, vinculado ao Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

O Conselho aprovou a alteração do Regimento Interno do Nutead para receber a TV Educativa. “

Em termos estruturais, a professora acrescenta que parte dos equipamentos da emissora foi cedida pela Prefeitura e alguns funcionários essenciais para a manutenção do sinal continuarão atuando na TVE-UEPG.

“A vinda da TV Educativa para a UEPG é um reconhecimento da nossa instituição enquanto formadora de comunicadores sociais e jornalistas, que têm uma tradição muito forte na área cultural e educativa”

Diz Miguel Sanches Neto. O reitor reforça que a decisão favorece a Universidade e a comunidade simultaneamente. “A transição fortalece as ações da UEPG, ao mesmo que garante a manutenção desse patrimônio de Ponta Grossa, que é a TV Educativa, uma das poucas TVs educativas do interior do Brasil”, complementa.

Histórico

Desde 2017, a Prefeitura de Ponta Grossa tem anunciado a intenção em descontinuar a manutenção da emissora. Ao considerar a importância de manutenção de um veículo de comunicação local, a UEPG manifestou interesse em administrar a TV Educativa, em 30 de agosto de 2022.

Por meio do Nutead, a instituição trabalhou num estudo de viabilidade que culminou na apresentação de parecer favorável, encaminhado à Câmara Municipal.Com o Projeto de Lei Ordinária nº 339, de novembro de 2021, o poder público municipal formalizou junto à Câmara Municipal, a intenção de sua retirada da Funepo, e a transferência foi viabilizada.

conselhos-F-27-1-768x512 Boca no Trombone
Fotos Fábio Ansolin

Transição

A passagem da TVE para a Universidade acontece após parecer favorável da Reitoria à transferência direta da outorga do sinal da TVE, administrada pela Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), para a instituição e a aprovação do projeto de Lei 339/2021.

A TV Educativa de Ponta Grossa era, até então, um canal de televisão administrado pela Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo).A outorga para o funcionamento da TV foi homologada em maio de 1998.

Em 2000, foi iniciada a transmissão, como a primeira geradora educativa de sons e imagens no Paraná, mantida financeiramente pelo poder público municipal.

Atualmente, a maior parte da programação é composta por programas da TV Cultura, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, de São Paulo. A emissora ponta-grossense operou por 17 anos no canal 58 UHF, até passar a transmitir pelo sinal digital.

Leia também: Ratinho Júnior anuncia abertura de concurso público para professores da rede estadual

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)