A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) formalizaram nesta terça-feira (27) um convênio para assegurar a continuidade das atividades desenvolvidas pelas duas instituições. Neste ano, os estudantes do IFPR da região estão estudando no prédio do Centro Integrar (antigo PDE), localizado no câmpus Uvaranas. São quatro turmas que totalizam 130 alunos do ensino médio técnico em informática.
O IFPR é uma instituição pública vinculada ao Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), voltada à educação superior, básica e profissional. O IFPR Ponta Grossa funciona como uma extensão da unidade de Curitiba. Criado em 2008, ele atende, atualmente, cerca de 26 mil estudantes nas modalidades presencial e a distância no Paraná. São 43 cursos técnicos presenciais, 11 técnicos a distância e 20 superiores presenciais.
“É mais uma demonstração do compromisso de nossa universidade com a educação pública como um todo. Além de nossas escolas, Colégio Agrícola e Caic, agora teremos em nossas dependências os cursos técnicos do Instituto Federal, contribuindo de forma ativa com o sistema federal de educação”, disse o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, na recepção aos alunos, no último dia 19.
A partir do convênio, a UEPG a possibilidade de cessão de um terreno de 60 mil metros quadrados para a construção do câmpus do IFPR dentro do Uvaranas, com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), além de outras parcerias entre as instituições de ensino.
Leia mais: Aula inaugural da Escola de Teologia para Leigos de PG ocorre nesta quinta (29)
Estiveram presentes no encontro o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, além da equipe do IFPR: o reitor Adriano Willian da Silva Viana Pereir; o chefe de gabinete Erick Renan Xavier de Oliveira e o coordenador do IFPR-Ponta Grossa, Adriano Stadler.