A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, na manhã desta quarta-feira (04), o Secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Alex Canziani. O representante da SEI-PR veio fazer a entrega de equipamentos do Talento Tech, programa do Governo do Estado do Paraná coordenado pela UEPG, com apoio das demais Universidades Estaduais.
O secretário fez a entrega de dez notebooks para a equipe técnica do programa. Em seguida, serão entregues outros dez computadores. “O Governo do Paraná está todo engajado para criar condições de formação para alunos das cidades mais vulneráveis do Paraná”, destacou Canziani. O Secretário enfatizou a união de esforços entre as Secretarias da Inovação; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Educação; e Planejamento; com a colaboração das Universidades Estaduais, para colocar em prática o projeto inovador e que já rende frutos. “É possível, sim, transformar a vida das pessoas. Esse é o grande poder que a educação tem: transformar as pessoas e transformar as cidades”.
“O diferencial do Talento Tech é chegar àquelas pessoas que mais precisam de ajuda”, destacou o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. São 3000 alunos em 50 cidades do estado que recebem qualificação: um investimento de R$ 62 milhões do Governo do Estado. “É um investimento exemplar para todo o Paraná. Estamos criando um sonho e uma possibilidade, em um grupo social que não teria acesso a isso”.
A professora Paola Scortegagna, coordenadora geral do Talento Tech, relata que os alunos já estão colocando em prática os ensinamentos do programa. “Não chegamos nem a 50% do curso e nossos alunos já estão programando”, conta. “Temos alunos de 15, 16 anos, e até 54 anos. Também temos alunos indígenas e com deficiência”. A partir do relato dos alunos e das comunidades atendidas, a professora percebe a necessidade daqueles municípios de se sentir atendidos e vistos pelo poder público e a gratidão dos alunos pela oportunidade.
Sobre o programa
O Talento Tech é um programa de educação tecnológica oferecido pelo Governo do Paraná, por meio das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI); Planejamento (Seplan); Educação (Seed). O programa promove o ensino de programação e linguagem tecnológica, através de cursos oferecidos pelas universidades estaduais do Paraná, sob coordenação da UEPG e o seu Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância (Nutead).
O objetivo do Talento Tech é oferecer formação profissional a jovens formados no Ensino Médio ou que estejam nos anos iniciais de Ensino Superior, que morem nos cinquenta municípios com indicadores sociais mais baixos, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Com duração prevista de três anos, o Talento Tech irá formar mil profissionais anualmente, com o pagamento de bolsas mensais, no valor de até mil e quinhentos reais.
Além de fornecer os cursos, o Talento Tech visa a oferta de empregos remotos para seus alunos, por meio de parcerias com grandes empresas do setor de tecnologia (Big Techs). O objetivo da parceria é fomentar a presença de profissionais especializados em tecnologia em todas as regiões do Paraná, por meio da permanência dos participantes em seus municípios de origem após a formação.
As informações são da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Leia também: Aprovada em primeira votação projeto que transforma Detran em autarquia.