Cada empresa, tem em sua cultura um formato definido para as sessões de feedback. Normalmente do gestor para o liderado, os quais, em grande parte, temem este momento e por vezes acreditam que será somente para apontar o mau desempenho. Porém, sabemos que quando bem aplicado, o reforço positivo combinado com direcionamentos claros, produzem grandes resultados.
Hoje há muitas formas de realizar este momento. Método sanduíche, 360º, positivo, etc. Se a empresa não tem definido um padrão, acredito no método simples, direto, com uma pitada de passado e futuro. Tá, mas o que isso quer dizer?
Uma das principais formas de manter o alinhamento das expectativas e nível de entregas dentro de uma empresa é implementando a cultura não só do feedback, como também do feedforward.
O objetivo do feedback é trazer um ponto de vista sobre alguma atitude/comportamento do colaborador sobre uma tarefa executada. Mas, muitas vezes nos concentramos demais em abordar somente os erros, sem nos dar conta que eles fazem parte do processo. Claro que é preciso pontuar atitudes desalinhadas, mas o mais importante é chegar em soluções para estes desalinhamentos. Para empresas como o Spotify é importante errar, mas perceber o erro e corrigir rápido, é fundamental.
Quando conseguimos analisar os pontos a melhorar podemos olhar para frente, aí vem o feedforward. Este, ajuda a preparar as pessoas através de ideias e sugestões focadas na resoluções de determinados problemas que venham a surgir no decorrer da trajetória tanto profissional quando pessoal.
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Eles carregam uma dose de otimismo, e ajuda no alinhamento das expectativas, assim no futuro estes apontamentos podem auxiliar na avaliação de quem recebe.
Combinar estas duas técnicas contribui e muito para mudar o futuro. Enquanto o feedback tem o foco nos acontecimentos passado, o feedforward mantém o foco no futuro, buscando cada vez mais o desenvolvimento, produtividade e engajamento do colaborador.
E ai, como sua empresa/você olha para o futuro?
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