Coluna

Uma chance de mudar o futuro: feedback e feedforward, por Lucas Gonçalves

Cópia de COLUNAS (1) Boca no Trombone Cópia de COLUNAS (1)
Reprodução
Quem nunca recebeu um feedback sem contexto ou indicação de qual caminho seguir?

Cada empresa, tem em sua cultura um formato definido para as sessões de feedback. Normalmente do gestor para o liderado, os quais, em grande parte, temem este momento e por vezes acreditam que será somente para apontar o mau desempenho. Porém, sabemos que quando bem aplicado, o reforço positivo combinado com direcionamentos claros, produzem grandes resultados.

Hoje há muitas formas de realizar este momento. Método sanduíche, 360º, positivo, etc. Se a empresa não tem definido um padrão, acredito no método simples, direto, com uma pitada de passado e futuro. Tá, mas o que isso quer dizer?

Uma das principais formas de manter o alinhamento das expectativas e nível de entregas dentro de uma empresa é implementando a cultura não só do feedback, como também do feedforward.

O objetivo do feedback é trazer um ponto de vista sobre alguma atitude/comportamento do colaborador sobre uma tarefa executada. Mas, muitas vezes nos concentramos demais em abordar somente os erros, sem nos dar conta que eles fazem parte do processo. Claro que é preciso pontuar atitudes desalinhadas, mas o mais importante é chegar em soluções para estes desalinhamentos. Para empresas como o Spotify é importante errar, mas perceber o erro e corrigir rápido, é fundamental.

Quando conseguimos analisar os pontos a melhorar podemos olhar para frente, aí vem o feedforward. Este, ajuda a preparar as pessoas através de ideias e sugestões focadas na resoluções de determinados problemas que venham a surgir no decorrer da trajetória tanto profissional quando pessoal.

Leia mais: A vida te deu um limão? Faça uma limonada (ou jogue na cara de quem te incomoda)

Eles carregam uma dose de otimismo, e ajuda no alinhamento das expectativas, assim no futuro estes apontamentos podem auxiliar na avaliação de quem recebe.

Combinar estas duas técnicas contribui e muito para mudar o futuro. Enquanto o feedback tem o foco nos acontecimentos passado, o feedforward mantém o foco no futuro, buscando cada vez mais o desenvolvimento, produtividade e engajamento do colaborador.

E ai, como sua empresa/você olha para o futuro?

Lucas Gonçalves

Lucas Gonçalves

Minha carreira é definida pela habilidade de combinar tradição com inovação, isso resulta em estratégias de marketing e growth que normalmente excedem as expectativas convencionais. Tenho um histórico diversificado, com passagens por agências de publicidade, startups, incorporadoras, multinacionais e escritórios de cybersegurança, isso demonstra a minha versatilidade e capacidade de adaptação. Curioso, procuro antecipar algumas tendências. Tenho uma abordagem mais centrada na análise de dados e na criatividade, visando resultados que impulsionam o crescimento dos negócios.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)