Ponta Grossa

VCG tenta impugnar novo edital do transporte público e justiça nega

novos_onibus_2
divulgação
VCG diz que novo edital não inclui no financeiro a obrigação de cobradores nos ônibus, seguindo a lei de 2002. Já a Prefeitura alega que a lei não é mais valida

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa publicou nesta terça-feira (09), em Diário Oficial, um parecer jurídico tratando do pedido de impugnação ao Edital de Concorrência Pública 11/2024, para a nova concessão do transporte público do município, apresentado pela Viação Campos Gerais LTDA. O pedido foi negado.

Em síntese, o documento enviado pela VCG alega que o Edital deixou de incluir na modelagem econômico-financeira do projeto as obrigações existentes quanto a disponibilização ou não dos cobradores/trocadores e agentes de bordo, seguindo a Lei Municipal 7.018/2002.

Ressaltou, inclusive, que há decisão judicial que impõe a contratação de colaboradores/agentes de bordo no transporte público municipal, sendo que esse custo não foi considerado pelo Edital. E ao final, requereu a imediata revogação do edital e o consequente cancelamento da concorrência pública.

Em resposta a Prefeitura destacou que a Lei Municipal 7.018/2002 foi publicada com o objetivo de regulamentar o transporte coletivo que deu origem ao processo licitatório que resultou no contrato de concessão 143/2003, que se encontra vigente.

Leia mais: Prefeita assina edital de licitação para a nova concessão do transporte público 

Por outro lado, destaca-se que a Lei Municipal 14.585/2023 tem como finalidade a regulamentação do serviço público de transporte coletivo estabelecendo os critérios e diretrizes para a nova licitação e o respectivo contrato de concessão.

Assim, a nova outorga deverá seguir os critérios estabelecidos nessa lei, e não na lei 7.018/2002. Por fim, o parecer jurídico destaca que não há fundamentos para a suspensão e impugnação do respectivo Processo. Procuramos a VCG para falar sobre o caso e a mesma disse que a “manifestação ocorre dentro do processo do edital”.


Kauana Neitzel

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Atua na área desde 2020. Possui experiência com redação em portais de notícia; trabalhou em rádio; participou de projetos do Governo do Paraná na área da fotografia e redação; estagiou na UTFPR, no departamento DIREC; trabalhou como chefe de redação em jornal impresso e site na região Centro-Sul do Paraná; atualmente, exerce o cargo de editora chefe no portal Boca no Trombone.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Agenda Cultural (outubro de 2024) Delegada Claudia Kruger fala sobre prisão de Guia Espiritual em PG Prefeita de Carambei avalia seu mandato Desafios de Piraí do Sul Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa Influência do Joce Nova eleição em PG