Entre os dias 14 e 25 de abril, estudantes interessados em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderão solicitar isenção da taxa de inscrição. A solicitação deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, mediante login com a conta Gov.br. O prazo também contempla a justificativa de ausência para quem faltou ao Enem 2024 e deseja garantir a gratuidade novamente este ano.
Para pedir a isenção, o participante deve informar seu CPF e data de nascimento, conforme os dados cadastrados na Receita Federal. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que só serão aceitos documentos comprobatórios previstos no edital – autodeclarações ou documentos assinados por pais ou responsáveis serão desconsiderados.
Quem pode solicitar a isenção?
Segundo o Inep, têm direito à gratuidade os candidatos que se encaixarem em pelo menos um dos seguintes critérios:
-
Estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2025, seja na modalidade regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
-
Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
-
Ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.277 em 2025);
-
Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
-
Ser beneficiário do Programa Pé-de-Meia, iniciativa do Ministério da Educação (MEC).
Para comprovar os critérios, o candidato deverá apresentar documentação específica descrita no Anexo II do edital, como declaração escolar e comprovante de renda.
Justificativa de ausência
Candidatos que obtiveram isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dias de prova, precisam apresentar uma justificativa da ausência no mesmo período da solicitação de isenção (14 a 25 de abril). O processo também é realizado pela Página do Participante. A ausência não justificada impede o candidato de obter nova isenção em 2025.
Cronograma
O resultado preliminar das solicitações de isenção e das justificativas será divulgado em 12 de maio. Candidatos com pedidos negados poderão entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final será publicado em 22 de maio.
O Inep ainda vai divulgar um novo edital com o calendário oficial de inscrição do Enem 2025, após a conclusão da análise das isenções.
Enem: portas abertas para o ensino superior
Criado em 1998, o Enem é hoje a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil. Os resultados do exame são usados em programas como o Sisu, ProUni e Fies, além de serem aceitos por mais de 50 instituições portuguesas conveniadas ao Inep.
Também é possível fazer o exame como treineiro, no caso de estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, com foco na autoavaliação do desempenho escolar.
O Enem é ainda aplicado em unidades prisionais e socioeducativas, em datas específicas.