Mais uma edição do Verão Maior Paraná acabou com ampla aprovação de público. Uma pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel com a população paranaense aponta que 92% daqueles que participaram de algum evento musical, esportivo, cultural ou de lazer avaliam a organização positivamente.
O levantamento aponta ainda que o sucesso não ficou restrito apenas aos turistas e moradores, uma vez que 92,2% da população paranaense ouviu falar do festival. As redes sociais aparecem como o principal canal de divulgação do Verão Maior Paraná, impactando mais de metade daqueles que tomaram conhecimento da programação. Entre os entrevistados, 51,1% disseram ter ficado sabendo do festival via redes sociais, enquanto outros 29,2% foram impactados por campanhas de televisão.
Estes canais, somados a outros, como anúncios físicos e a divulgação entre amigos e conhecidos, fizeram com que 68,6% dos entrevistados viajassem até o Litoral em algum momento para aproveitar os eventos. Destes, 92% avaliaram a organização do Governo do Estado como ótima ou boa.
Os shows com artistas nacionais e locais foram os que mais motivaram essas viagens, fazendo parte da agenda de 92% das pessoas que estiveram no Litoral entre o final de dezembro e fevereiro. Depois, aparecem as atividades ao ar livre, sendo praticadas por 27,9% dos entrevistados, seguida pelos eventos esportivos nas arenas, com 24,8%, as atividades culturais, com 16,9%, e a recreação infantil, com 11,4%.
EVOLUÇÃO
A AtlasIntel também perguntou às pessoas que estiveram no litoral paranaense nesta temporada se a região melhorou ou piorou em relação a seis meses atrás dentro de diferentes critérios. Em todos os aspectos avaliados, a percepção da maioria das pessoas é de que houve melhorias, mas os principais destaques foram o turismo, com 74%, as opções de lazer, com 72%, a infraestrutura, com 66% e a segurança, com 62%.
As grandes obras estruturais em andamento na região também chamaram a atenção dos veranistas e moradores. Para 77,8% deles, a revitalização da orla de Matinhos, que deverá ser concluída em março, tem um impacto positivo no Litoral. A ampliação da faixa de areia, a valorização imobiliária, o incremento do turismo e a revitalização urbana estão entre os principais motivos alegados.
A Ponte de Guaratuba, cuja construção já ultrapassou 38%, também é vista com otimismo pela população. Entre as principais melhorias esperadas, está a facilidade na circulação entre Matinhos e Guaratuba, com 84% de avaliações positivas. Entre os entrevistados, 80% também consideram que o tempo de conclusão da obra é satisfatório, enquanto 55% veem um impacto ambiental positivo.
SHOWS
A programação de 33 shows nacionais do Verão Maior Paraná, que levou 1,8 milhão de pessoas às praias paranaenses, terminou neste fim de semana com as apresentações dos Titãs e das duplas sertanejas Rick & Renner, Fernando & Sorocaba e George Henrique & Rodrigo. No geral, os artistas de diversos gêneros que se apresentaram nos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná tiveram 82,8% de avaliações positivas.
Para 52,7% dos entrevistados, a próxima edição do festival deve contar com mais artistas sertanejos na sua programação. Outros 22,2% disseram querer mais bandas e cantores ligados ao pop, seguidos por 21,6% que preferem mais artistas de pagode. O rock, a música eletrônica e a MPB também aparecem com boa preferência do público, com 14,5%, 13,3% e 11,4% dos votos na pesquisa, respectivamente.
Em relação a estrutura dos palcos montados na areia da Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, e no balneário Marissol, em Pontal do Paraná, a sensação geral do público também foi muito positiva. As atrações musicais foram o principal destaque, com 92% dos participantes as avaliando como ótimas ou boas. Em seguida, aparece a segurança, com 91%, o conforto, com 85%, e a acessibilidade, com 83%.
PESQUISA
O levantamento da AtlasIntel ouviu 1.200 pessoas de todas as regiões do Paraná entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%.
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