Policial

Vereadora do PT é encontrada morta com vários golpes de faca

vereadora-morta-a-facadas Boca no Trombone vereadora-morta-a-facadas
Foto: reprodução.
Polícia investiga o caso e descarta latrocínio como motivação

A vereadora Elisane Rodrigues dos Santos, de 49 anos, foi encontrada morta na manhã de terça-feira (17) em uma estrada de terra no município de Formigueiro, no Rio Grande do Sul. O corpo da parlamentar foi localizado ao lado do carro dela, apresentando vários golpes de faca.

Elisane, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), era a única mulher entre os nove vereadores da cidade e havia participado de uma sessão na Câmara Municipal na noite de segunda-feira (16). A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) acredita que o crime ocorreu durante a madrugada.

De acordo com o delegado Antonio Firmino, responsável pela investigação, as agressões podem ter começado dentro do veículo, já que foram encontrados vestígios de sangue no para-brisa e no banco do carro. “Imagino que ela tenha caído ao lado do carro depois”, explicou.

A vítima apresentava diversos ferimentos de faca no tronco e um corte profundo no pescoço. A principal linha de investigação da polícia é que Elisane tenha sido atraída para o local por alguém que ela conhecia. A hipótese de latrocínio foi descartada, pois nenhum objeto pessoal da vereadora foi levado — bolsa, celular, dinheiro e cartões estavam intactos.

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Santa Maria realizou os trabalhos periciais no local, enquanto a Polícia Civil segue investigando o caso.

Perfil da vereadora

Elisane era enfermeira, auxiliar de análises clínicas e funcionária pública no hospital municipal. Eleita em 2024 para seu primeiro mandato, era conhecida pela defesa das causas quilombolas, representando a maior comunidade do tipo no estado, localizada em Formigueiro.

Em março de 2025, a vereadora foi homenageada com o Prêmio Mulheres de Luta, reconhecimento à sua atuação política.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Valdeci Oliveira (PT), manifestou pesar pela morte da vereadora e pediu justiça. “Mesmo ainda impactados pela notícia, nos somamos aos familiares, amigos e colegas no pedido por punição ao responsável por esse crime bárbaro”, afirmou.

Leia mais: Bolsonaristas e petistas empatam em identificação popular pela primeira vez, diz Datafolha

Eduardo Freitas

Eduardo Freitas

Jornalista, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Santa Amélia (UNISECAL). Com ampla experiência em veículos de comunicação, já atuou em televisão, rádio e portais de notícias. Atualmente, é repórter do Portal BnT e integra o time de apresentadores do BnT News, onde se destaca pela versatilidade e compromisso com a informação de qualidade.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária. 📢 POSTO MAHLE REAL E SUAS NOVIDADES, MUDANÇAS E INOVAÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2025 📢 Reserva recebe investimentos em infraestrutura, saúde e lazer: prefeito detalha ações 📢 Agroleite 2025: nova estrutura e expectativa de R$ 500 milhões em negócios 📢 Cursinho social Aprova oferece 20 vagas gratuitas para jovens de Ponta Grossa