Pela primeira vez desde o início da série histórica do Datafolha, bolsonaristas e petistas aparecem empatados em percentual de identificação entre os brasileiros. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (18), 35% da população se declara mais próxima do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o mesmo percentual dos que se identificam com o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A pesquisa marca uma mudança significativa em relação a abril deste ano, quando o PT liderava com 39% dos apoiadores, contra 31% dos bolsonaristas. A oscilação de quatro pontos para mais entre os bolsonaristas e de quatro pontos para menos entre os petistas está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, mas indica uma tendência real de crescimento da base bolsonarista e retração dos petistas.
O Datafolha utiliza uma escala de um a cinco para medir a identificação política dos entrevistados, sendo o número um associado a bolsonaristas e o cinco a petistas. Aqueles que indicam o número três são considerados neutros, representando atualmente 20% da população. Outros 7% dizem não se identificar com nenhum dos lados, enquanto 2% não souberam responder.
Desde dezembro de 2022, o instituto realizou nove levantamentos com a mesma pergunta, permitindo acompanhar a evolução da polarização política no país. O empate técnico registrado neste levantamento sinaliza um momento de equilíbrio entre as duas principais forças políticas brasileiras.
Leia mais: Líder iraniano diz que Irã não vai se render a EUA e Israel