A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, nesta quarta-feira (10), um projeto de Lei que pretende criar o Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs), na cidade.
A proposta 501/2023, criada pelo vereador Felipe Chociai e o ex-vereador Vinicius Camargo, pretende instituir o dia 09 de julho, como Dia dos CACs em Ponta Grossa. A pauta foi alvo de debate entre os parlamentares.
A vereadora Josi Kieras (PT) argumentou que o projeto homenagearia caçadores de animais e lamentou a proposta. “Datas comemorativas são para ressaltar a importância de algo. E com este projeto, nós iremos ressaltar o dia do caçador de animais. Quando penso que estamos caminhando para a evolução, aparece um projeto desses”, criticou.
Daniel Milla (PSD) foi na contramão da fala e defendeu o projeto. “Quando nós falamos de caçadores, não estamos falando de qualquer um e, sim, dos caçadores legais, que controlam espécies prejudiciais à fauna”, disse. “Eu tenho muito respeito pela senhora, mas quando se trata destas matérias, se a senhora é contrária, quer dizer que estamos no caminho certo”, cutucou Milla.
Outros parlamentares, como Missionária Adriana (PL), Leandro Bianco (Republicanos), Maurício Silva (PSD) e Izaías Salustiano (PL), defenderam o projeto. “Este projeto de lei traz uma homenagem a quem está claro e límpido como água, que passou por vários crivos pelo Exército, psicólogos e apresentou outros documentos, andando dentro da Lei”, disse Adriana.
Os vereadores defenderam os CACs como praticantes do tiro desportivo, esporte regulamentado no Brasil; além dos trâmites legais para conseguir o registro da arma.
Após a discussão, por 15×2, os vereadores aprovaram o projeto. Ele segue para segunda votação e, posteriormente, para sanção de Elizabeth.
Leia também: Escolas de PG serão obrigadas a comunicarem pais sobre situações de ameaça aos estudantes em até 24h