Política

Vereadores discutem sobre criação do ‘Dia dos CACs’ em Ponta Grossa e projeto é aprovado

Imagem: CMPG
Projeto visa a criação do o Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs) em Ponta Grossa. Assunto gerou debate entre os parlamentares

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, nesta quarta-feira (10), um projeto de Lei que pretende criar o Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs), na cidade.

A proposta 501/2023, criada pelo vereador Felipe Chociai e o ex-vereador Vinicius Camargo, pretende instituir o dia 09 de julho, como Dia dos CACs em Ponta Grossa. A pauta foi alvo de debate entre os parlamentares.

A vereadora Josi Kieras (PT) argumentou que o projeto homenagearia caçadores de animais e lamentou a proposta. “Datas comemorativas são para ressaltar a importância de algo. E com este projeto, nós iremos ressaltar o dia do caçador de animais. Quando penso que estamos caminhando para a evolução, aparece um projeto desses”, criticou.

Daniel Milla (PSD) foi na contramão da fala e defendeu o projeto. “Quando nós falamos de caçadores, não estamos falando de qualquer um e, sim, dos caçadores legais, que controlam espécies prejudiciais à fauna”, disse. “Eu tenho muito respeito pela senhora, mas quando se trata destas matérias, se a senhora é contrária, quer dizer que estamos no caminho certo”, cutucou Milla.

Outros parlamentares, como Missionária Adriana (PL), Leandro Bianco (Republicanos), Maurício Silva (PSD) e Izaías Salustiano (PL), defenderam o projeto. “Este projeto de lei traz uma homenagem a quem está claro e límpido como água, que passou por vários crivos pelo Exército, psicólogos e apresentou outros documentos, andando dentro da Lei”, disse Adriana.

Os vereadores defenderam os CACs como praticantes do tiro desportivo, esporte regulamentado no Brasil; além dos trâmites legais para conseguir o registro da arma.

Após a discussão, por 15×2, os vereadores aprovaram o projeto. Ele segue para segunda votação e, posteriormente, para sanção de Elizabeth.

Leia também: Escolas de PG serão obrigadas a comunicarem pais sobre situações de ameaça aos estudantes em até 24h


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR