Os últimos feriados do primeiro semestre de 2024 estão marcados para o mês de maio, com o Dia Internacional do Trabalho em 1º de Maio e o Corpus Christi em 30 de maio, uma quinta-feira. O feriado do Dia do Trabalho, nesta quarta-feira, deve impacta os serviços públicos e muitas atividades, embora não haja emendas com o fim de semana devido à sua posição no meio da semana.
O ano inteiro de 2024 tem somente dois feriados prolongados (com pontos facultativos), sendo que o primeiro, Carnaval, já passou. O próximo é o feriado do final deste mês, o Corpus Christi (30 de maio, quinta-feira).
Ao contrário de 2023, que teve a maior parte de seus feriados e pontos facultativos durante a semana, permitindo um “feriadão”, em 2024 está sendo diferente. O segundo semestre terá três de seus seis feriados nacionais em finais de semana. Os dias 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro cairão em um sábado.
Os únicos feriados do segundo semestre que vão cair durante a semana serão o da Proclamação da República (15 de novembro), o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), que cairão em uma sexta-feira e duas quartas-feiras, respectivamente.
Confira as datas:
- 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
- 30 de maio, Corpus Christi (ponto facultativo)
- 31 de maio (ponto facultativo)
- 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional)
- 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
- 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo)
- 2 de novembro, Finados (feriado nacional)
- 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional)
- 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional)
- 24 de dezembro, véspera do Natal (ponto facultativo após as 14h)
- 25 de dezembro, Natal (feriado nacional)
- 31 de dezembro, véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14h)