Campos Gerais

Secretária destaca premiações e projetos na rede municipal

Em entrevista exclusiva ao BnT News, secretária Luciane Schabib detalha avanços, desafios e conquistas da educação em Castro

A secretária de Educação de Castro, Luciane, destacou em entrevista  nesta terça-feira (03) ao BnT News os avanços, desafios e conquistas da rede municipal de ensino. Ela reforçou que, mesmo com mudanças na equipe da Secretaria, o foco está na valorização dos profissionais e na qualificação constante dos professores, que, segundo ela, são grandes parceiros no processo de ensino.

“Os professores estão fazendo um trabalho maravilhoso nas escolas”, enfatizou Luciane, destacando ações como o projeto Ciranda, voltado para a Educação Infantil, que tem fortalecido os vínculos nos territórios e ampliado a qualidade do ensino nas primeiras fases da vida escolar.

No Ensino Fundamental, a Secretaria trabalha fortemente com metas voltadas para a melhoria dos índices educacionais, especialmente no processo de avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A secretária destacou que as metas são construídas de forma conjunta, com o envolvimento direto dos professores, tanto da rede regular quanto do ICMES.

“O chão da escola encontra esse pertencimento da rede. Quando o professor entende que faz parte desse processo, tudo flui melhor”, explicou. Ela também reforçou que o trabalho é contínuo e que o sucesso no 5º ano, ano base para a avaliação do IDEB, é resultado de um trabalho que começa nos primeiros anos da educação.

Luciane defende que a simplicidade faz a diferença. “É o arroz com feijão bem temperado que faz a diferença. E os nossos professores estão muito envolvidos”, disse.

Reconhecimento no MATIFIC

Entre as conquistas recentes, a secretária comemorou o resultado de duas escolas de Castro no programa MATIFIC, uma plataforma de ensino de matemática. As unidades ficaram, respectivamente, em 4º e 10º lugar no ranking das dez melhores. “Ficamos muito felizes. Isso mostra que, mesmo com dificuldades de acesso a equipamentos, nossos alunos e professores estão engajados e fazendo a diferença”, celebrou.

A Secretaria, inclusive, prepara uma premiação simbólica para as escolas, reconhecendo o empenho de alunos e professores.

Pertencimento e valorização dos alunos

Além dos projetos pedagógicos, a Secretaria tem investido em ações que reforçam o senso de pertencimento dos alunos à rede municipal. Um exemplo é a entrega dos kits de material escolar e dos uniformes. Segundo Luciane, mais de 90% dos kits foram entregues já no início do ano letivo, e nas semanas seguintes, todos os alunos foram contemplados.

Além disso, todos os alunos dos 1º, 2º e 3º anos receberam kits de livros de literatura, reforçando o incentivo à leitura. No segundo semestre, a entrega será estendida aos alunos do 4º e 5º anos e também da Educação Especial. “A leitura abre horizontes. Esse investimento é fundamental”, frisou.

A entrega dos uniformes também já começou, apesar dos desafios logísticos. “São mais de 8 mil alunos na rede. As famílias fazem a marcação dos tamanhos, e a empresa confecciona. Esta semana começaram a chegar as camisetas, e até o final da semana chegam as jaquetas e calças”, explicou.

Escolas integrais e esporte no ensino

Outro destaque da entrevista foi o fortalecimento do ensino integral no município. Atualmente, quatro escolas municipais oferecem esse modelo, que inclui atividades como o judô. “É uma parceria maravilhosa. As crianças receberam os tatames, os quimonos, e o judô tem trazido não só benefícios físicos, mas também disciplina, regras e domínio próprio. Nossa intenção é ampliar para mais escolas”, afirmou Luciane.

Educação e Turismo: uma nova parceria em construção

A secretária também confirmou que está em tratativas com o Portal Boca no Trombone e a Prefeitura de Castro para desenvolver uma ação de fortalecimento do turismo local nas escolas, com a entrega de guias do projeto “Conheça Campos Gerais”.

“Não faz história quem não valoriza sua própria história. Castro, como cidade-mãe dos Campos Gerais, tem uma riqueza histórica que precisa ser valorizada pelas nossas crianças”, destacou.

Compromisso com a educação

Luciane encerrou reforçando que todos esses projetos e ações não são apenas programas isolados, mas fazem parte de um grande movimento de fortalecimento da educação pública em Castro. “É uma ação de pertencimento, de envolvimento, de valorização das nossas raízes e da nossa história. Estamos ajeitando a casa e vamos seguir avançando”, finalizou.

Leia mais: UPA Uvaranas será inaugurada nesta terça-feira (03) em Ponta Grossa

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES 📢💉CAMPANHA DE VASCINAÇÃO EM TIBAGI AVIÃO CAI NA ÍNDIA