Notícias Corporativas

Efetividade da comunicação B2B é desafio para empresas

Efetividade da comunicação B2B é desafio para empresas
Efetividade da comunicação B2B é desafio para empresas
Compreender as tendências do mercado é essencial para construir relacionamentos sólidos e duradouros com clientes, parceiros e stakeholders por meio de estratégias eficazes de comunicação

O cenário empresarial está cada vez mais dinâmico e competitivo. Somente no Brasil, são 21,1 milhões de empresas ativas, segundo dados do Mapa de Empresas do Governo Federal, atualizado com o primeiro quadrimestre de 2024. Diante deste quadro, a comunicação de forma clara, objetiva e assertiva se torna um elemento crucial para o sucesso dos negócios, identificando tendências e desenvolvendo conteúdos adequados.

No segmento B2B, as relações entre empresas assumem um papel fundamental, e é essencial construir relacionamentos sólidos e duradouros com clientes, parceiros e stakeholders com conteúdo relevante, engajamento e reforço da presença online da empresa por meio do marketing digital.

“Neste ponto, há dois cenários possíveis: absorver internamente essa tarefa ou delegar as atividades relacionadas ao marketing digital a uma empresa de comunicação especializada em B2B. A segunda opção carrega a seu favor a expertise normalmente acumulada por experiências com outras empresas e o emprego de mão de obra especializada, com conhecimento e ferramentas apropriadas”, afirma Marcelo Santos, diretor da Idônea Comunicação, agência especializada no segmento.

“Essa expertise faz toda a diferença. É com ela que propomos e desenvolvemos conteúdos capazes de se comunicar com o destinatário final desta relação comercial de forma assertiva, seja de forma orgânica ou impulsionada. Um conteúdo que tenha relevância e cause engajamento é a alma de uma comunicação B2B”, acrescenta Marcelo.

Estratégias diversas e a tendência dos vídeos

A assertividade, neste caso, pode ser o uso de diversas ferramentas em redes sociais, desde as mais populares como Instagram e o Facebook, ou uma com perfil mais profissional, como o LinkedIn. A estratégia normalmente reúne imagens e textos de forma harmônica, porém cada vez mais os vídeos têm ganhado a preferência, como mostra estudo do HubSpot, segundo o qual 66% dos brasileiros preferem consumir vídeos para saber mais sobre determinados produtos ou serviços.

“O vídeo marketing tem sido tendência. São vídeos utilizados na jornada de compras e tomada de decisões, por exemplo. A rotina mais corrida das pessoas talvez seja a melhor explicação para essa preferência. E o desafio para as marcas é desenvolver conteúdos atraentes e relevantes justamente para falar com esse público e alavancar as vendas”, afirma Marcelo.

A relação com o consumidor nos tempos atuais

E essa tendência vem ao encontro de outra mudança na relação com o consumidor, já que 90% deles considera o conteúdo que é gerado de forma autêntica, por clientes e fãs de uma marca, de fato, bem classificado, reconhecido ou aceito por sua relevância. Tal conteúdo se expressa em textos, fotos, vídeos ou outros formatos de mídia. O dado faz parte de levantamento feito pela Stackla, plataforma de marketing de conteúdo social.

“Essas análises do mercado comprovam que a comunicação B2B vai muito além da simples divulgação de produtos ou serviços. É fundamental construir uma comunicação transparente, autêntica e engajadora”, analisa Marcelo.


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR