Notícias Corporativas

Inteligência artificial é aliada na humanização das vendas

Inteligência artificial é aliada na humanização das vendas
Inteligência artificial é aliada na humanização das vendas
Como o uso de IA pode transformar o atendimento ao cliente e resgatar o contato humano na jornada de vendas

À medida que a tecnologia avança, a Inteligência Artificial (IA) se torna cada vez mais presente nas estratégias de vendas e atendimento ao cliente. No entanto, ao contrário da ideia comum de que a IA substitui o contato humano, a empresa paulista Hyphen: Tech, Consulting & Growth, aceleradora especializada em consultoria e tecnologia comercial, avalia que o uso estratégico de tecnologia pode fortalecer o relacionamento entre vendedores e clientes. Com o objetivo de aprimorar a eficiência nos processos de vendas, a empresa incorporou em sua metodologia a aplicação de IA para automatizar tarefas e permitir que os vendedores direcionem seu foco para atividades de maior valor na jornada de compra.

Segundo Diego de Castro, CEO da Hyphen, o principal objetivo da metodologia Hyarch é promover uma jornada de vendas mais eficiente e personalizada. “A tecnologia deve ser usada para reforçar o relacionamento, maximizar oportunidades e capacitar os vendedores. Ao automatizar tarefas repetitivas, permitimos que o vendedor dedique mais tempo ao que realmente importa: entender as necessidades do cliente e construir um relacionamento sólido”, afirma Castro.

Tecnologia para um atendimento mais próximo

Castro destaca que a adoção da inteligência artificial na prospecção e no processo de vendas é uma tendência crescente no mercado. Ele explica como essa abordagem foi implementada na tecnologia Hyarch: “A automação de contatos em múltiplos canais e a geração de propostas personalizadas não apenas aumentam a produtividade, mas também capacitam os vendedores a adotarem um papel mais ativo e estratégico, maximizando o valor de cada interação. Simultaneamente, a IA identifica oportunidades de melhoria no discurso comercial”.

Esta tendência tem sido seguida por muitas empresas para oferecer experiências mais personalizadas e eficazes aos clientes. No Itaú, a aplicação de IA auxilia na resolução de problemas de forma ágil, melhorando o atendimento em diversos pontos de contato​ (Decision Report).​ Já a Natura incorpora IA em várias iniciativas, como a análise de pele personalizada para clientes e o suporte digital via assistente virtual, para facilitar o trabalho das consultoras de beleza e fortalecer o atendimento humanizado da marca (ConvergenciaDigital)

Para a Hyphen, uma das grandes vantagens da integração de IA nas vendas é a capacidade de personalizar o atendimento em larga escala. Isso acontece porque o sistema analisa dados de interações anteriores e ajusta automaticamente o tom e a abordagem, fazendo com que cada contato seja relevante e único. “A IA que usamos no Hyarch não é apenas uma ferramenta de automação; é um apoio inteligente que contribui para o desenvolvimento de uma relação genuína com o cliente”, completa Castro.

IA e o futuro das relações comerciais

A ascensão do atendimento digital trouxe novas oportunidades para uma interação mais precisa e eficiente entre empresas e clientes. Nesse cenário, a metodologia desenvolvida pela Hyphen realiza uma análise das conversas entre vendedor e cliente, oferecendo um diagnóstico detalhado das interações. Ao identificar pontos específicos onde o vendedor pode ter cometido erros ou deixado de explorar abordagens eficazes, ela sugere melhorias práticas para potencializar a taxa de conversão. Essa prática é cada vez mais valorizada em setores de alta competitividade, como tecnologia e telecomunicações, onde um atendimento ajustado ao perfil do cliente é essencial para fidelização e satisfação (Drift digital)

Enquanto muitas empresas ainda consideram o uso de IA no atendimento como um diferencial, a Hyphen acredita que esse é um caminho sem volta. “A tecnologia deve caminhar lado a lado com a humanização. Esse é o futuro das vendas”, finaliza Diego de Castro.

Para mais informações, basta acessar: Hyphen | Hyarch


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG